Esporte na escola e esporte de rendimento por Valter Bracht
Por: luisccarmo • 1/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 303 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
Esporte na escola e esporte de rendimento por Valter Bracht
O texto levanta questões da reprodução das escolas, sobre orientação dos Professores de Educação Física, a ação esportiva formal, excessivamente técnica e mecânica, excludente, que enfatiza a competição.
É necessário compreender o esporte da Educação Física escolar em sua amplitude, legitimando seus valores que vão além da competição pela competição. Devemos ter um olhar sensível para cada criança e respeitar suas especificidades. Adaptando e enaltecendo aspectos de coletividade, solidariedade, gerando satisfação a todos os envolvidos. Para que ocorra a participação de todos, é necessário pensar em uma ação recreativa, sem o compromisso com vitórias e derrotas. O uso das técnicas não podem ser descartadas, mas tem que estar direcionada para os objetivos que se deseja alcançar.
No texto as críticas dirigidas à Educação Física escolar recaem sobre as suas reais finalidades educativas e no modelo tradicional do ensino dos esportes. O processo de esportivização dessa disciplina ocorre de modo acrítico e unilateral, isto é, nas palavras de Bracht (2000, p. 15): “[...] o esporte se impõe à Educação Física, ou seja, instrumentaliza a Educação Física para o atingimento de objetivos que são definidos e próprios do sistema esportivo”.
Enfim, o texto faz provocações que nos leva a pensar como futuros profissionais da área, o esporte para o interior da escola, com discussões direcionadas à pedagogia escolar que provoque uma mudança de comportamento de todos os envolvidos. O esporte é um conteúdo que deve visar o sentido formativo de alunos/as, respeitando nas aulas de Educação Física a diversidade do grupo.
...