O ministério do esporte é responsável por desenvolver o chamado “esporte de alto rendimento”
Por: allineee • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 478 Visualizações
O ministério do esporte é responsável por desenvolver o chamado “esporte de alto rendimento”, do qual trabalha com ações de inclusão social, estes por intermédio do esporte.
O ministério garante a todo e qualquer cidadão o acesso gratuito as praticas esportivas, a qualidade de vida e ao desenvolvimento humano. Alem de ser o principal responsável por construir uma política nacional de esporte, a qual auxilia para um melhor desenvolvimento e organização aos esportes praticados.
A história do esporte no Brasil iniciou-se em 1937, quando (por intermédio da Lei n°378 de 13/03/1937), foi criada a “divisão da educação física” do Ministério da Educação e Cultura.
Em 1970, a divisão foi transformada em “Departamento de Educação Física e Desportos”, esta ainda vinculada ao Ministério da Educação e Cultura. Logo após, em 1978 este departamento passou então a ser a “Secretaria de Educação Física e Desporto”, este ainda havia ligação ao Ministério da Educação, permanecendo ate 1980.
Posteriormente em 1990, o então Presidente da Republica Fernando Collor de Melo, extingue a Secretaria ligada ao Ministério da Educação e cria então a “Secretaria de Desportos da Presidência da Republica”. Logo após a saída do Presidente Collor o esporte voltou a ser vinculado ao Ministério da Educação.
A partir dos anos de 1995, o esporte passa a ser priorizado, o atual Presidente da Republica Fernando Henrique Cardoso (FHC) cria o “Ministério de Estado Extraordinário do Esporte”, nomeando o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento – Pelé (1995 a 1998), cabendo a direção da secretaria de desporto prestar apoio técnico e administrativo.
No dia 31 de dezembro de 1998, foi criado o Ministério do Esporte e Turismo (medida provisória n° 1.794-8), pelo então presidente FHC em seu segundo mandato, passando o INDESP a ser vinculado a este ministério, sendo este extinto em outubro de 2000 e consequentemente substituído pela Secretaria Nacional de Esporte.
Enfim, em janeiro de 2003 o então Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, separou as duas pastas, ficando cada uma com seu próprio Ministério, e este passando a ser o Ministério do Esporte.
Com mais de setenta anos de historia o esporte traz consigo as necessidades de mudança que vem surgindo através dos anos. É necessário que os indivíduos que trabalham através do esporte nunca percam a possibilidade de realizar cada dia mais transformações sociais, podendo superar cada obstáculo imposto por mais difícil que pareça.
...