TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Coletivos: Handebol e Basquetebol

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  1.386 Visualizações

Página 1 de 3

                                                        [pic 1]

Sandra Coimbra Pires

RA:1169737

Handebol

[pic 2]NOME DO CURSO: Educação Física   

NOME DA DISCIPLINA:  Esportes Coletivos: Handebol e Basquetebol

NOME DO PROFESSOR: Marcel Frezza Pisa

CLARETIANO/ BELO HORIZONTE

1º/2016

Handebol assim como tipo de esporte possui regras, mas não impossibilita que algumas modificações sejam feitas. A idade e a condição física dos participantes é uma fator que deve ser levado em consideração, nos confrontamos com diversas formas de limitações físicas como deficiência visual e mental, física como no caso dos cadeirantes  indivíduos  com membros mutilados ou outra de deficiência nos mesmos, no geral pessoas com limitações. Requer-se a adaptação de algumas regras, exemplo:

1:Modificações na altura e largura do gol , permitindo melhor espaço melhor para pessoas que não conseguem o mesmo alcance.

2: Adaptação na duração da partida, de acordo com a condição física dos jogadores.

A seguir um caso que exije essas adaptações bem como outras.

Handebol para Cadeirantes

Regra: Quadra de jogo de handebol tem as medidas 40 m × 20 m, margeadas pela linha de fundo e pelas linhas laterais, divididas em duas metades iguais de 20 m cada, pela linha central. O gol no centro da linha de fundo e mede 2 m de altura e 3 m de comprimento. A área do gol mede 2 m de altura e 3 m de comprimento. Para o aluno/atleta de Handebol que está com a posse de bola, é permitido arremessar, agarrar, parar e empurrar a bola usando as mãos abertas ou fechadas. É permitido segurar a bola sem fazer qualquer movimentação ofensiva, incluindo o drible ao chão, por até três segundos, cada jogado pode dar até três passos estando com a posse de bola.

A duração da partida em todos os jogos para jogadores com idade igual ou acima de 16 anos, é de dois tempos de 30 min, com intervalo de 10 min. Abaixo dessa faixa etária, ou seja, para as idades entre 12 e 15 anos, a duração é de dois tempos de 25 min e entre oito e 11 anos temos dois tempos de 20 min com intervalo de 10 min.

Adaptações: cadeira deve se adequar a certos padrões para garantir segurança e competitividade dos jogadores, pode ter 3 ou 4 rodas, sendo duas rodas grandes na parte traseira e uma ou duas na parte frontal. Os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 66 cm e deve haver um suporte para as mãos em cada roda traseira. A altura máxima do assento não pode exceder 53 cm do chão e o apoio para os pés não poderá ter mais que 11 cm a partir do chão, quando as rodas dianteiras estiverem direcionadas para frente. A parte de baixo dos apoios devem ser apropriados  para evitar danos à superfície da quadra. 

 Devido a dificuldade de maior alcance do goleiro , é necessário  redução da trave para 1,60m, através da colocação de uma espécie de placa de 48 cm que possibilita. Com  a formação de uma equipe de 7 jogadores e 7 reservas, com dois tempos de 20 minutos cada e 10 minutos de intervalo( devido o esforço ser mais intenso e somente dos membros superiores).

“O esporte é um bem para todos”

                                      [pic 3]                                         

Referências

https://pedagogiadohandebol.com.br/2009/07/08/handebol-em-cadeira-de-rodas-por-onde-eu-comeco/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com