TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futsal, táticas e coordenação motora

Por:   •  5/11/2024  •  Bibliografia  •  4.557 Palavras (19 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO MOTOR, APLICADO A TÁTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTSAL.

Gabriel Duarte Marinho

Otaviano da Silva Fernandes Júnior

Frederico Ruan da Silva Roseno

Mossoró-RN

2024.1

1 – Introdução

           Em crianças e adolescentes com idade escolar entre de 9 a 16 anos, é de cunha importância trabalhar com todas as qualidades físicas e também com as coordenativas. A capacidade de coordenação, abrange uma gama de benefícios e habilidades motoras que são essenciais para o desenvolvimento motor de cada indivíduo. Isso carregar várias séries de habilidades como, agilidade, força, velocidade, equilíbrio, entre outros para um bom desempenho dessa criança ou adolescente no futsal. (Rodrigues, Silveira, 2016; De Castro, 2015; Silva, 2017.)

Sendo hoje considerado um dos três esportes mais populares no país, o futsal tem, nos últimos anos, conquistado lugar de destaque entre os esportes de quadra. É praticado por milhões de pessoas em todos continentes, tanto na forma de recreação, quanto também na forma de esporte competitivo.             Apesar do crescente e acelerado ritmo de crescimento desse esporte, e também os esforços dos profissionais que trabalham no desenvolvimento do futsal no país, é notório a necessidade de qualificações de conhecimentos que circulam esse esporte. (Salmela, Marques, Machado, 2003; Garganta, 2004; Williams, Hodges, 2005).

            Sabemos que no contexto dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) os arcabouços de conhecimentos servem de apoio paras as decisões táticas dos atletas (Greco, 2006).

Os JEC têm uma característica bastante peculiar no contexto ambiental, pois as ações se desenvolvem perante a imprevisibilidades, variabilidades e aleatoriedades no efeito de variáveis ações e conflitos causados dentro do jogo pelas equipes que é visado pelo mesmo objetivo tático, no caso o gol. (Garganta[a], 1998; Matias; Greco, 2009).

Para que o atleta obtenha sucesso taticamente, é de suma importância que o atleta tenha um bom repertorio de informações, pois trará um arcabouço de decisões. Com isso, deixando o atleta atento para tomar uma resposta de forma antecipada. (Mesquita, 2005). [b]

São expressões de movimentos técnicos da ação motora, coordenação que realiza numa situação como um jeito criativo e inteligente, tendo sempre a interação com os companheiros de time e visando a imprevisibilidade dos adversários. (Matias; Greco, 2010[c]).

1.2 Objetivos

1.2.1 Geral: Buscando características das crianças e adolescentes no futsal, nas quais são aplicadas aprendizagens do desenvolvimento motor, coordenação e táticas.

1.2.2 Específicos: Desenvolvimento Motor, Coordenação e Táticas.

2- METODOLOGIA

2.1 Característica da Pesquisa – Qualitativo e Quantitativo.

2.2. População e Amostra: Crianças e Adolescentes.

2.3 Instrumento de Coleta dos Dados – Entrevistas – Comportamentos de riscos a saúde – Fatores Sociodemográficos.

3- Cronograma

Etapa

Período

Revisão de literatura

Abril a julho 2024

Elaboração do projeto

Junho 2024

Entrega do projeto de pesquisa

Julho 2024

Apresentação do projeto de pesquisa

Julho 2024

4 Referências: (De Castro, 2015). (Garganta, 1998). (Garganta, 2004). (Greco, 2006). (Matias; Greco, 2009). (Matias; Greco, 2010). (Mesquita, 2005). (Rodrigues, Silveira, 2016). (Salmela, Marques, Machado, 2003). (Silva, 2017). (Williams, Hodges, 2005).

ARQUIVO 1

Gabriel Duarte Marinho.

  1. SILVA, M. V.; RÉ, A. H. N.; MATIAS, C. J. A. da S.; GRECO, P. J. Estratégia e tática no futsal: uma análise crítica. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 19, p. 75–84, 2013.

  1. SILVA, Marcelo Vilhena e Greco, Pablo Juan. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. vol.23, n.03, pp.297-307. ISSN 1981-4690. 2009.

  1. MOREIRA, Valmo José Penna; MATIAS, Cristino Júlio Alves da Silva; GRECO, Pablo Juan. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no futsal. Motriz: Revista de Educação Física, v. 19, n.,p. 84-98, 2013.
  1. BRAVO, Luís; OLIVEIRA, Maria Teresa. Comportamentos táticos no jogo de futsal: os princípios do jogo. Millenium, v.,n.,p. 127-142, 2012.
  1. ALVES, Mylena Aparecida Rodrigues et al. Produção científica sobre análise de desempenho técnico-tático no futsal. Research, society and development, v. 10, n. 12, p. e365101220450-e365101220450, 2021.
  1. Miloski, BernardoPinho, João PedroFreitas, Camila Gobo deMarcelino, Pablo RebouçasArruda, Ademir Felipe Schultz de. Quais ações técnico-táticas realizadas durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou derrota? Rev. bras. educ. fís. esp ; v.8,n.2,p 203-209, Apr-Jun/2014.
  1. CABRAL, Fabiola de Araujo et al. Validação de conteúdo do teste de conhecimento tático declarativo para o futsal. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 43, p. e000520, 2021.
  1. SANTOS, Lucas Vieira et al. Construção do conhecimento tático defensivo do futsal por meio do treinamento em forma de jogo. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 5, n. 15, p. 4, 2013.
  1. DA SILVA, Schelyne Ribas et al. Nível de conhecimento tático e perfeccionismo no futsal. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 36, 2016.
  2. ABURACHID, L. M. C.; SILVA, S. R.; SOARES, V. O. V.; SANTOS, H. F. S.; GRECO, P. J. O comportamento tático em diferentes categorias na execução do contra-ataque no futsal. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 14, n. 2, p. 133-137, maio/ago. 2010.

ARQUIVO 2

Gabriel Duarte Marinho.

  1. Esse artigo discutiu a aplicação de estratégias e táticas no futsal e enfatizou o quão importantes são para um bom desempenho em jogos esportivos coletivos, não apenas no futsal. Historicamente, esses conceitos foram desenvolvidos e destacados por suas características e importância para o uso tático-estratégico do esporte para melhorar o desempenho dos jogadores.

  1. Este estudo investigou os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) em três equipes de futsal, correlacionando-os com o desenvolvimento do conhecimento tático divergente e convergente. Filmaram-se 18 sessões de treino em cada equipe, classificando os métodos de treinamento e utilizando a bateria de testes KORA para avaliar a evolução do conhecimento tático. Os resultados revelaram três métodos distintos: analítico, misto e situacional. O método analítico melhorou a inteligência de jogo, mas não a criatividade tática, enquanto o misto e o situacional mostraram melhoras significativas em ambas. Concluindo que abordagens ativas, focadas no desenvolvimento tático, promovem melhorias no conhecimento tático e na criatividade, evitando uma especialização precoce.
  1. O objetivo do estudo foi observar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento no futsal e analisar como os diferentes métodos de ensino impactam o conhecimento tático processual. A amostra consistiu de 15 jogadores de duas equipes distintas (n=30). As equipes competiram nas competições da sub-09. A utilização de filmagens registrou dezesseis sessões de treinamento. O método global melhorou o conhecimento tático processual em parâmetros de fornecimento e orientação e reconhecimento de espaço. Só os parâmetros oferecer e orientar-se melhoraram com o uso do método analítico. Os resultados mostram que o treinamento centrado na tomada de decisão, um parâmetro tático, pode ajudar a desenvolver jogadores capazes de tomar decisões inteligentes e criativas de forma independente.

O estudo analisou 48 jogadores de Futsal na categoria de Infantis Masculinos do Desporto Escolar, registrando 1452 ações táticas. Utilizando uma adaptação do teste "GR3-3GR", examinou-se os princípios ofensivos e defensivos, além da localização e resultado das ações. Os resultados mostraram que em situações ofensivas, as defesas priorizam "Unidade Ofensiva" e "Espaço", enquanto os avançados se destacam em "Cobertura Ofensiva", "Penetração" e "Mobilidade". Na defesa, as defesas enfatizam "Concentração", "Cobertura Defensiva" e "Equilíbrio", enquanto os avançados priorizam "Unidade Defensiva" e "Contenção".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com