Capacidades Motoras E Principios De Treino
Ensaios: Capacidades Motoras E Principios De Treino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudiaRoque • 26/5/2013 • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 1.159 Visualizações
Capacidades Motoras
As capacidades motoras são elementos essenciais para o rendimento motor, são determinadas geneticamente e desenvolvem-se através do treino.
Podem classificar-se como:
1. Capacidades motoras condicionais;
2. Capacidades motoras coordenativas.
1. Capacidades Motoras Condicionais
São capacidades determinadas pelos processos energéticos e metabólicos (obtenção e transformação de energia). Por isso, são condicionadas pela energia disponível nos músculos e pelos mecanismos que regulam a sua distribuição.
1) Força
A Força permite exceder as resistências ao movimento, baseando-se nas forças internas (contracção dos músculos, acções dos tendões e ligamentos) e nas forças externas (gravidade, atrito, oposição).
A. Força Máxima
É o desempenho da força "pura", a maior resistência que se consegue vencer, independentemente do tempo que demora. Sendo assim, trata-se da quantidade máxima de força que um músculo pode desenvolver com uma máxima contracção voluntária.
B. Força de Resistência
É o desempenho de força (submáxima) em que a duração do esforço transforma a resistência muscular no factor limitante. De uma forma mais simples, trata-se do número máximo de vezes que conseguimos repetir determinado exercício com determinada carga.
A força de resistência é a capacidade do organismo de resistir à fadiga, sustentando níveis de força moderados, por intervalos de tempo prolongados.
2) Resistência
A Resistência permite realizar um esforço, resistindo à fadiga e permitindo uma rápida recuperação.
A. Resistência Aeróbica
É uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treino dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
B. Resistência Anaeróbica
É qualquer actividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. O treino aeróbico melhora significativamente o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigénio mais rápida por todo o corpo.
3) Velocidade
A. Velocidade de Reação
A velocidade de reação ou tempo de reação pode ser definida como a “velocidade com a qual um atleta é capaz de responder a um estímulo”.
Este tipo de velocidade diz respeito a todas as formas de movimento, já que é a capacidade de reagir a um estímulo no menor tempo possível.
B. Velocidade de Execução
A velocidade de execução é a capacidade de mover os braços ou as pernas o mais depressa possível. É essencial para os corredores e nadadores de velocidade, lutadores de boxe, ciclistas, esgrimistas, entre outras modalidades desportivas.
C. Velocidade de Repetição
É a capacidade do sistema neuromuscular reagir a uma dada estimulação no mínimo tempo, ou seja, entre a formação do sinal, estímulo (acústico, óptico ou táctil), até á reprodução da ação.
4) Flexibilidade
A Flexibilidade permite executar movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência de forças externas.
A. Flexibilidade Geral
Refere-se à amplitude normal da oscilação das articulações.
B. Flexibilidade Especifica
Refere-se a movimentos duma dada articulação e específicos de uma determinada modalidade.
2. Capacidades motoras coordenativas
São capacidades essencialmente determinadas pelos processos de organização, controlo e regulação do movimento.
As capacidades coordenativas permitem que o atleta consiga dominar de forma segura e económica as acções motoras, tanto em situações previsíveis como imprevisíveis (adaptação). É através destas capacidades que o atleta consegue aprender relativamente depressa gestos motores, bem como regular eficazmente a tensão muscular no tempo e no espaço.
São condicionadas pela capacidade de elaboração das informações por parte dos analisadores implicados na formação e realização do movimento.
As capacidades coordenativas são:
A. Capacidade de aprendizagem
B. Capacidade de diferenciação
C. Capacidade de reação
D. Capacidade de orientação capacidade de ritmo
E. Capacidade de equilíbrio
Princípios de Treino
O desenvolvimento das capacidades motoras processa-se mediante a relação contínua entre a carga de treino e a adaptação respectiva. É essa relação que permite desenvolver, no organismo humano, o ciclo de auto-renovação da matéria viva: no treino, a carga funcional provoca no organismo uma desorganização e decréscimo da capacidade de trabalho provocando fadiga. Durante o processo de recuperação (repouso e alimentação
...