Os principais métodos de Futsal
Artigo: Os principais métodos de Futsal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vlad_jano • 6/5/2013 • Artigo • 627 Palavras (3 Páginas) • 588 Visualizações
O futsal, futebol de salão, é um esporte que exige habilidade. O espaço curto da quadra, somado ao peso maior da bola (em comparação com a bola de campo) e a rapidez com que se é praticado fazem dele um esporte em que os competidores tem de possuir domínio de força e noção de peso da bola. Para que as jogadas e o objetivo de se fazer sejam alcançados, é necessário que haja controle dos fundamentos do futebol de salão.
Fundamentos são as práticas básicas que devem ser aprendidas para se executar o futebol de salão. Os fundamentos básicos são: chute, passe, condução, domínio, drible e finta. Existem mais fundamentos que esses mas que pedem, como pré-requisito, o conhecimento dos fundamentos já citados. Alguns como antecipação, marcação, proteção de bola e posicionamento são aprendidos com mais tempo de prática do esporte. Isso sem falar que existem fundamento específicos para a posição de goleiro, como reflexo, posição de defesa com as mãos e com os pés e a forma correta de cair, entre outros.
Começando por um dos mais executados: o passe. Talvez o fundamento mais importante, é o mais executado num jogo de futsal. Consiste, basicamente, de passar a bola para outro jogador. Para realiza-lo é necessário que se tenha visão de jogo para saber onde está seu companheiro e precisão para acertar na direção e na força necessária para que seu passe não seja interceptado. O passe pelo chão é o mais utilizado nesse esporte pela rapidez exigida: pelo chão a bola “corre” mais rápido e por isso tem menor possibilidade de ser roubada pelo adversário. Existe também o passe pelo alto que, apesar de demorar mais tempo para alcançar seu destino, tem sua trajetória no alto e por isso tem menor possibilidade de ser interceptado. Existem diversas variações de passe como o “passe de letra”, passe de peito, de cabeça, de calcanhar e todos que a criatividade permita inventar.
Existem algumas classificações para o passe. Quanto á sua trajetória ele pode ser rasteiro, meia altura ou parabólico. A sua distancia pode ser curto (de até 4 de um jogador até outro) médio (de 4 à 10 metros) e longo (acima de 10 metros). Quanto à sua execução pode ser interno, externo ( trivela), solado (com a parte de baixo do pé), de bico e de calcanhar.
Outro fundamento bastante importante para desenvolvimento o jogo é o domínio. Esse, consiste em conseguir interromper a trajetória da bola de forma que ela fique sob seu controle. É um requisito muito exigido, já que os passes são rápidos e, por isso, mais difíceis de serem dominados. A não ser o braço, todas as outras partes do corpo podem ser usadas para o domínio da bola. Como a maioria dos passes são feitos pelo chão, o domínio com os pés deve ser bastante trabalhado. Existe o que se chama de “controle da bola”, que é a capacidade de manter a bola no ar, chamada também de “embaixadinha”. É uma prática interessante para melhorar o domínio, já que essa prática exige que se tenha noção do peso da bola e da força necessário para levanta-la, logo, uma facilidade maior de domínio de bola.
Para correr pela quadra tendo a bola sob domínio é realizado o fundamento de condução. Pode ser executado em linha reta (retilíneo) ou mudando de direção (zigue-zague). Com os pés, pode ser feito coma parte interna ou externa
...