Ginastica Artística, um salto pra historia
Por: felipe06 • 15/5/2018 • Relatório de pesquisa • 537 Palavras (3 Páginas) • 223 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Aluno (a): FELIPE DE JESUS PEREIRA
Matrícula: D42FEE-1
- APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
Título: Ginastica artística, um salto na história.
Data: 15/03/2018
Local: UNIP CHACARA II
Carga horária: 5 HORAS
OBJETIVOS:
O Objetivo é relatar a história da ginástica artística e sua evolução com o passar dos anos passando pelos principais atletas da modalidade, os maiores medalhistas e os países que eram e os que se tornaram referência nesse esporte, falando também da relação política e suas consequências na ginástica artística.
- ANÁLISE
A ginastica é disputada nas Olimpíadas desde 1896 em Athenas, onde a Alemanha com uma equipe de onze homens conquistou cinco das oito competições tendo dois gregos e um suíço também ganhado medalhas. A Alemanha levava a ginastica como uma forma de preparação física sem distinção de classes, com isso a pratica se expandia pelo país, porém com o sucesso do esporte o considerado pai da ginastica na Alemanha Friedrich Ludwig Jahn foi perseguido e preso falecendo aos 74 anos, ainda nas Olimpíadas de 1896 as mulheres ainda não podiam fazer parte da ginástica. Só em 1934 as mulheres participaram do Campeonato Mundial em Budapeste.
Já na antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) a equipe feminina foi destaque durantes anos nos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais devido a atletas que sustentaram durante anos a ginástica sendo as principais Larissa Latynina a maior medalhista individual olímpica e Olga Korbut tri-medalhista olímpica.
Ágnes Keleti, ginasta Húngara sofreu com a Guerra fria onde que se esconder para não ser levada para campo de concentração junto com sua mãe e irmã, após o fim da Guerra Fria ela pode voltar a praticar a ginástica e depois da Olimpíada que ocorreu na Austrália decidiu permanecer no país e recebeu asilo político.
A equipe de Ginástica Masculina do Japão se tornou potência no esporte com dois grandes nomes sendo Sawao Kato e Yukio Endo, até hoje o Japão é o país com mais ginastas inseridos no International Gymnastics Hall of Fame, uma espécie de salão dedicado aos grandes nomes da ginástica da história.
Hoje com o fim da URSS a China e os Estados Unidos se firmaram como as potências dessa modalidade esportiva.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse trabalho sobre Ginástica me fez refletir sobre o modo como o esporte era praticado e as mudanças que ocorrem nele, não em relação as regras, mas como ele é tratado pela política de cada país e até onde isso pode influenciar dentro da ginástica, como uma Guerra ou conflitos entre países prejudica os atletas e até mesmo acaba com carreiras promissoras. Mas também aprendi que o esporte tem uma constante evolução superando adversidades e cada vez mais se reinventando para poder acompanhar a evolução dos atletas.
...