História do Brasil Colonial, História da Arte, Historiografia, Direitos Humanos, História Antiga, História da América Colonial
Por: Silvia Nagata • 14/11/2016 • Projeto de pesquisa • 3.876 Palavras (16 Páginas) • 634 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Licenciaturas
História do Brasil Colonial, História da Arte, Historiografia, Direitos Humanos, História Antiga, História da América Colonial
Geovanna Hellen Barbosa de Lima RA: 9918004468
Leonardo Pastoreli Lima Peruzzo RA: 2801322412
Silvia Miranda Nagata RA: 2856117511
Tutor Presencial: Ana Cristina da Silva
Polo Osasco
Introdução
O papel do professor é despertar curiosidade, despertar interesse para que seus alunos continuem a pesquisa extraclasse. Com o objetivo de tornar os estudos dos alunos da Escola Estadual Helena Pastoreli Nagata mais atraentes, os professores de História, Literatura, Sociologia e Geografia, decidiram integrar suas matéria em um projeto multidisciplinar sobre as mais importantes e influentes revoluções que modificaram a maneira de pensar, escrever, agir de povos. Muitas dessas revoluções alteraram a geografia de lugares, culminaram em migrações e mudanças culturais que impactaram o mundo em que vivemos hoje. Além do conteúdo da pesquisa, os alunos terão que se familiarizar com ferramentas de pesquisa, frequentar a biblioteca, usar ou desenvolver seus talentos artísticos, aprender a trabalhar em grupo, ganhar pratica com o uso de um computador e internet. Esse projeto pode ajudar os alunos em muitas áreas antes não exploradas. Os professores trabalharão bem de perto para ter certeza que o objetivo seja cumprido e todos alcancem excelência.
Apresentação
Revoluções que transformaram o mundo é um projeto com intuito de mostrar aos alunos o quão importante é sua participação ativa na sociedade. Mudanças significantes só ocorreram devido a levantes sociais. Quando pessoas se unem com o propósito de melhorar o coletivo, só temos a ganhar.
Estrutura da Escola e das Turmas
Nome da escola: Escola Estadual Helena Pastoreli Nagata | ||
Quantidade turmas: três | ||
Turma | Numero de Alunos | Quantidade de Grupos |
I | 40 | 1 |
II | 40 | 1 |
III | 50 | 1 |
Justificativa
O projeto visa conectar e mostrar aos alunos que as matérias estão interligadas. E mais importante que isso, visa motivar os alunos à pesquisa, a questionar porque chegamos a esse ponto na história geopolítica e literária. Este tipo de trabalho proporciona uma integração maior não apenas nas matérias, mas sim na própria escola, pois exige que vários professores trabalhem em conjunto para que juntos atinjam um resultado satisfatório e de excelência, possibilitando tratar assuntos tão complicados como revoluções e levantes sociais de uma forma mais didática e descontraída.
Público-alvo
Os estudantes que participarão deste projeto tem a idade entre 16 a 18 anos de idade, todos se encontram no terceiro ano do Ensino Médio. Os alunos têm os mais diversos perfis, alunos interessados, desinteressados e alguns com dificuldade de aprendizado. Muitos sofrem com o desinteresse dos pais, que não apoiam, acompanham ou se interessam pelo que se passa em sala de aula. Alguns sofrem com violência domestica, familiares que sofrem com alcoolismo ou uso de entorpecentes. A maioria vive em condições precárias. Esses problemas sociais refletem o desempenho em sala de aula. Como consequência, os professores sofrem com desinteresse, desobediência e violência.
Na turma I temos um cadeirante, e na III possuímos um aluno com deficiência visual. A maioria não tem acesso à internet ou a um computador em casa, por conta disso todas as pesquisas serão feitas na escola durante ou após o horário de aulas.
Acessibilidade – O aluno da turma I que é cadeirante ira atuar normalmente em todas as fases do trabalho, e não terá tratamento diferenciado por sua condição, quebrando assim o paradigma de fragilizar as pessoas que tem algum tipo de deficiência. O aluno da turma III que possui deficiência visual terá apenas o apoio da professora, para efetuar pesquisas ou trabalhos manuais caso for necessário, e será de livre escolha do mesmo participar de qualquer área do projeto, aonde poderá atuar com total liberdade, sem restrições pela sua condição.
Disciplinas Envolvidas
Sob a orientação geral do professor de História, as disciplinas de Literatura, Geografia e Sociologia receberão instruções de como conduzir as pesquisas durante o primeiro bimestre.
Metodologia
Este projeto multidisciplinar tem como intuito principal instigar os alunos à pesquisa e assim concluir que todos os fatores (geográficos, sociais, culturais, econômicos e históricos) são importantes para o início de uma revolução e principalmente para as transformações atribuídas à ela. Trazemos aqui pontos importantes sobre algumas das mais influentes revoluções e seus aspectos mais importantes. A partir destes pontos, os alunos podem aprofundar seus estudos.
As pesquisas devem responder estas questões:
Geografia O local aonde aconteceu e como isso implicou no fato?
Literatura Quem relatou aquele fato?
História A forma como foi relatado?
Sociologia E qual era o conceito social da época?
Os respectivos professores irão direcionar as pesquisas, avaliar os conteúdos e responder quaisquer dúvidas. As revoluções e levantes foram escolhidas pelo professor de História, e com a ajuda dos demais professores das outras matérias irão responder as questões propostas. A divisão de cada turma será em grupos de 10 alunos. Dentro de cada matéria teremos um líder, que ficará responsável por verificar se seu grupo está trabalhando de maneira igualitária, e se irá entregar o trabalho de acordo com o cronograma. Tanto o líder quanto os alunos pertencentes a cada grupo serão escolhidos pelo professor titular de cada matéria. Cabe aos alunos aprofundarem suas pesquisas, demonstrarem interesse e trazer elementos novos e diferentes do convencional ou do que a maioria já sabe sobre o tema. Logo após todas as pesquisas e partes do trabalho prontas, esses materiais serão reunidos para montar um painel expositivo, aonde irá constar a pesquisa de todos da forma mais didática possível, também será possível montar uma linha do tempo, para que os alunos, pais e professores tenham uma melhor noção temporal dos fatos. Será posicionado em frente ao painel mesas para que as maquetes possam ser expostas com uma breve explicação, além claro de alguns exemplares de obras literárias que os alunos escolheram, com um breve e simples resumo que fará uma relação com as revoluções e levantes sociais destacados pelo painel.
...