Ginastica geral
Por: Marcos Meira • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Breve história da Ginastica Geral
A Gymnaestrada é o maior evento de ginastica não competitiva do mundo, seu surgimento ocorreu por causa do presidente Federação Internacional de Ginastica (FIG) da época em ver apresentações focada nos benefícios da modalidade e não como competição.
O primeiro festival foi em 1953, sendo um evento oficial da FIG ele acontece a cada quatro anos, no qual vários países se encontram para realizar apresentações, trocar informações sobre trabalho e desenvolvimento da modalidade, visando o aprimoramento humano.
A história da Ginastica Geral está ligada diretamente com a FIG, até então o presidente Nicolas Capérus idealizou eventos calcado na filosofia da GG, onde o foco era a modalidade e não a competição.
O idealizador da Gymnaestrada foi o neerlandês Johan Heinrich Francois Sommer onde o foco era a realização de um evento que não tivesse o aspecto competitivo e sim uma ginastica sem delimitações de qualquer natureza.
Em 1979 foi criado a Comissão de Trabalho da Ginastica Geral e em 1984 o Comitê Técnico da Ginastica Geral com enfoque nas melhorias da modalidade.
Evento
A Gymnaestrada tem como cronograma esportivo a Cerimónia de Abertura que tem que acontecer em estádio com capacidade igual ou superior a trinta mil pessoas sentadas; Apresentações em Grupo, composto por no mínimo dez ginastas; Apresentações em Grupo Grande que é de 150 a 300 ginastas; Espetáculos de Ginastica Geral por Nações (Noites Nacionais) que fala sobre o folclore e cultura de cada país; Espetáculo de GG da FIG que é responsabilidade da federação organizar; Fórum de Instrutores que conta com palestras, demonstrações didáticas entre outras atividades; Evento Social para todos os participantes Ativos, e a Cerimonia de Enceramento.
Edições
O Brasil teve sua primeira participação na segunda edição em Zagreb, a edição que teve mais brasileiros foi em Berlim com 662 ginastas, e em Herning contou com apenas três ginastas brasileiro, esse foi o menor, e em Roterdã e Stuttgart o Brasil não participou.
A edição que teve o maior número de ginastas foi em Lisboa com 24.724 atletas, mais o maior festival se tratando de estrutura foi em Dornbirn na Áustria.
...