Ginastica geral
Por: gigliane • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARE
GIGLIANE NASCIMBENI GASPAR DA SILVA
RA:1161975
GINASTICA GERAL
CAMPO GRANDE/MS
2015
GIGLIANE NASCIMBENI GASPAR DA SILVA
RA: 1161975
GINASTICA GERAL
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Ginástica geral, como parte da avaliação.
Profesor(a): Luciana de Oliveira Silva.
CAMPO GRANDE/MS
2015
Descrição da atividade:
Escolha uma modalidade de ginástica a ser aplica, em seguida elabore um plano de aula para (escola, clube ou academia). O plano de aula deve conter nome da modalidade escolhida, objetivos, idade dos alunos, local onde será desenvolvida, parte inicial, desenvolvimento e parte final.
Modalidade escolhida: não competitiva
Objetivos: Proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade, através da utilização de exercícios físicos para prevenir ou tratar doenças que afetam os idosos, melhorando também a postura, o fortalecimento muscular, a flexibilidade e ajudando a melhorar o desenvolvimento de atividades diárias, trabalhar o estímulo da memória, mobilidade articular e equilíbrio.
Idade: faixa etária entre 60 a 80 anos
Local: Clube dos idosos de Naviraí – MS
Parte inicial (preparação para a parte principal): Começamos com 10 minutos de alongamento de membros superiores, inferiores e tronco para prevenir lesões e ganhar flexibilidade, depois 5 minutos de aquecimento básico com os idosos fazendo uma caminhada leve.
Parte principal: 30 minutos de exercícios para fortalecer a musculatura ex. (exercícios com bastão ou halteres para trabalhar os músculos do braço, exercício de ponte, abdominal com bola ou no solo, exercícios para membros inferiores como agachamento, abdução e adução de perna, panturrilha etc), exercícios para treinar o equilíbrio, jogos para trabalhar a memória e a destreza.
Parte final: para finalizar relaxamento com uma música bem suave.
Consideração final: Com esses exercícios poderemos ter ganho de força muscular em membros superiores fazendo com que o idoso tenha força para pegar algo sem ajuda de alguém e força em membros inferiores para poder andar sozinho, sem arrastar os pés, sem ajuda de muleta. Com o alongamento o idoso ganha flexibilidade melhorando sua postura e seus movimentos, os treinos de equilíbrio ajudarão o idoso a se mater firme evitando quedas e fraturas. A caminhada o ajudará na respiração e na parte cardiovascular. Os jogos de memória ajudarão o idoso a desenvolver sua melhor sua memória. O idoso que pratica atividade física é um idoso mais saudável, é um idoso com qualidade de vida muito melhor do que um idoso que não pratica atividade física.
...