Ginástica, Atividades Rítmicas e Expressivas
Por: fhildebrando • 30/9/2016 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 765 Visualizações
1) Quais métodos ginásticos ainda influenciam a ginástica mundial e, em particular, a brasileira? Dê enfoque aos métodos mais conhecidos e empregados até hoje.
2) A ginástica geral pode ser encontrada em diferentes contextos no Brasil e no mundo. Em quais contextos a ginástica geral pode ser encontrada? Discorra brevemente sobre cada um deles.
3) Faça uma junção das duas respostas anteriores e elabore, individualmente, um texto de, no máximo, três laudas com os dados da sua pesquisa.
RESPOSTAS:
1) As que influenciaram a ginástica mundial e influenciam até hoje, principalmente no Brasil, foram às escolas francesa, alemã e sueca. Os autores que analisaram essa questão são os seguintes: Soares (1994), Langlade e Langlade (1970), Marinho (1981), Ramos (1982), Castellani Filho (1988) e etc. Eles contribuíram muito com seus estudos.
2) A ginástica geral tem caráter demonstrativo e foi introduzida no Brasil em 1953, conforme apresentado por Santos & Santos (1999, p. 10) no trecho a seguir:
A Ginástica Geral foi introduzida no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, em 1953, pela professora húngara Ilona Peuker e, ainda neste mesmo ano, a convite do Ministério da Educação e Cultura ministrou cursos de Ginástica, do qual participaram professores de vários estados brasileiros, fato que proporcionou a primeira oportunidade de difusão desta modalidade no nosso país.
Os diferentes contextos encontrados no Brasil e no mundo da ginástica geral são: A aplicação da ginástica geral como conteúdo da educação física escolar; Concepções e evolução da ginástica geral; Formação profissional inicial e continuada em educação física; Aspectos metodológicos; Elementos constitutivos da ginástica geral; Ginástica Geral na Terceira idade; Ginástica de competição e a ginástica geral; Formações e composições coreográficas na ginástica geral.
3) A ginástica da escola alemã iniciou-se no século XVIII por Johann Cristoph Guts Muths (1759-1839), ele criou um método e dividiu seus exercícios em alguns fundamentos como: Força e Agilidade, porém ele não abriu mão dos aspectos culturais aos quais ele considerava harmônico que era: a dança, a ginástica e a marcha. No século XIX a ginástica chegou ao Brasil trazido pelos imigrantes alemães. A prática da ginástica artística surgiu logo em seguida no sul do Brasil sendo desenvolvida em Joinville Santa Catarina.
Já no final do renascimento foi originada a escola francesa de atividade física onde eles acreditavam que o homem ideal para a sociedade era formado por meio das atividades físicas através das ginásticas.
A escola sueca foi originada pela obsessão a saúde e condicionamento físico para guerra, apesar de tudo ela era considerada um método muito simples por ser atribuída a pobreza.
A ginástica teve grande crescimento no Brasil e no mundo de forma geral. Hoje a ginástica é aplicada de varias formas em diferentes situações com objetivos diversos. Posso exemplificar alguns contextos as quais ela se aplica no Brasil sendo:
A aplicação da ginástica geral como conteúdo da educação física escolar, é um contexto a qual se faz necessário para ampliar a cultura corporal de movimento das crianças fazendo assim uma vivência cultural diferente.
Concepções e evolução da ginástica geral é outro ponto que mostra a importância da ginástica no cotidiano educativo. Soares (1999, p.19), numa postura crítica dos ensinos nas Faculdades de Educação Física, se refere a estes ensinos como falhos por se fundamentarem nas chamadas “Progressões Pedagógicas [...] as seqüências de movimentos do mais simples para o mais complexo”, além de considerados pelos mestres da educação como preceitos de ”[...] ensino infalíveis e universais [...]”.
Formação profissional inicial e continuada em educação física, contexto predominantemente técnico relacionado a ginástica geral, ganhou força com o passar dos anos, esse contexto esta voltado a questões pedagógicas e técnica profissional.
Aspectos metodológicos foi uma preocupação da ginástica geral nos cursos. Eram realizados intercâmbios de experiência em festivais.
Elementos constitutivos da ginástica geral mostram as produções que versaram sobre os vários componentes, entre os
...