Ginástica Geral
Por: tatimelo1809 • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 487 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TATIANE SOUZA DE MELO– 1173971
Educação Física Bacharelado
ATIVIDADE DO CICLO I – GINÁSTICA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Tutora a Distância: Profº Mauro Felicio Barbosa Mulati
Centro Universitário Claretiano
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
A GINÁSTICA GERAL INSERIDA NA SOCIEDADE
A ginástica geral é uma atividade física que pode assumir caráter competitivo ou não, ela exige força, coordenação motora e flexibilidade de quem a prática a fim de causar um aperfeiçoamento físico e moral.
A ginástica geral possui cinco campos de atuação, sendo estes de condicionamento físico, competitivos, terapêuticos ou corretivas, de demonstração e de conscientização corporal.
Por ser uma atividade física que traz grandes benefícios a manutenção física e da saúde, a mesma deveria ser de fácil acesso a toda a população, o que na realidade não acontece. São poucos os lugares que oferecem aulas de ginástica geral.
No Brasil, a ginástica geral chegou juntamente com a imigração alemã em 1827, sua prática foi muito desenvolvida até ser incluída nas escolas, nas escolas militares e também na formação de professores. Por possuir um caráter muito rígido, o modelo alemão não perdurou muito e logo foi substituída pelo modelo sueco que visava uma reestruturação familiar de seus hábitos e valores.
Com a chegada do método francês, que tinha por objetivo um desenvolvimento do corpo de maneira harmoniosa assim como o funcionamento, melhoria e conservação dos órgãos, o método sueco pede força e por fim o francês é adotado no território brasileiro.
A partir da década de 40 inicia-se um processo de esportivização da educação física e a ginástica geral perdeu sua força para os outros esportes e foi pouco praticada dentro das escolas.
Temos atualmente várias modalidades gímnicas atuando em clubes e academias, mas pouco se vê da ginástica geral. É necessário inicialmente ter uma capacitação de profissionais para lecionar aulas de ginástica geral em diversos ambientes, de forma a saber lidar com os diferentes públicos, de idades e condicionamento físico diferentes.
É possível inserir a ginástica geral em diversos ambientes, no entanto, é necessário ter coerência no método de ensino em relação ao público a ensinar. Para um ambiente hospitalar cabe movimentos mais suaves com fins terapêuticos e de correção. Em condomínios e parques pode-se explorar uma ginástica geral voltada ao condicionamento físico e de conscientização corporal. Em clubes e academias pode-se desenvolver o caráter competitivo da ginástica geral assim como o condicionamento físico. Vale lembrar que isso não é uma regra e que as diferentes modalidades de ginástica geral podem permutar nos possíveis locais de ensino.
...