Ginástica de Academia Curso Educação Física Bacharel
Por: JabuticabasNay • 29/3/2022 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Nayhara Lopes de Oliveira [pic 1]
RA-8146904
Ginástica de Academia
Curso Educação Física Bacharel
Ciclo 2
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina Ginástica de Academia, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Jander Gonçalves Rolo.
Taguatinga - DF
2022
Capacidades Físicas
As capacidades físicas são todos os atributos, movimentos treináveis pelo ser humano, são todas as qualidades físicas motoras que podem ser treinadas, e são chamadas de:
- Força
- Velocidade
- Equilíbrio
- Agilidade
- Resistência
- Flexibilidade
- Coordenação motora.
A força é a capacidade física que permite mover um objeto, através da contração muscular, exemplo levantamento de peso e lutadores.
FORÇA: "Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares."
FORÇA ISOTÔNICA (DINÂMICA) – É o tipo de força que envolve os músculos dos membros em movimento ou suportando o peso do próprio corpo em movimentos repetidos.
FORÇA ISOMÉTRICA (ESTÁTICA) – É o tipo de força que explica o fato de haver força produzindo calor e não havendo produção de trabalho em forma de movimento.
FORÇA EXPLOSIVA (POTÊNCIA) – Habilidade de exercer o máximo de energia em um ato explosivo.
P = Fdin x V Potência é igual a Força dinâmica x a Velocidade.
A velocidade permite realizar movimentos em menor tempo ou reagir rapidamente, exemplo corridas curtas, corrida na esteira ou corrida estática com rapidez.
A agilidade nos permite alterar a direção do corpo com rapidez, também é conhecida como velocidade de troca de direção, exemplo mudança de direção para tocar em cones em atividades aeróbicas realizadas em academia.
A flexibilidade nos permite executar alguns movimentos com amplitude, por exemplo alongamentos para início e termino das atividades na academia.
A resistência permite fazer um esforço durante um tempo suportando a fadiga e recuperar-se com rapidez, bicicleta ergométrica, ciclismo, corridas.
A intervenção do Profissional de Educação Física compreende a totalidade de práticas e de movimentos corporais, executados no contexto de diversas práticas responsáveis, programadas para um objetivo e segura. A ginástica de academia tem como objetivo trabalhar o condicionamento físico, a saúde e a estética corporal, entre outros benefícios. Para que isso aconteça tem que focar em exercícios que trabalhem com resistência aeróbica, força, flexibilidade. Enfim, todas as capacidades físicas.
...