INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FISICA
Por: Lais1996 • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 892 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Educalçao física - licenciatura
Denned Batista Gonçalves
laís sousa camargo
introdução a educação física
Fundamentos da Educação Física Escolar
Confresa
2016
Denned Batista Gonçalves
laís sousa camargo
introdução a educação física
Fundamentos da Educação Física Escolar
Trabalho de Licenciatura em Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Introdução a Educação Física; Jogos Brinquedos e Brincadeiras; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Ciência Morfofuncionais; Seminário da Pratica – Metodologias do Ensino da Educação Física: Atividade Rítmica, Dança e Ginastica Escolar.
Orientador: Alexandre Schubert, Thiago Camata, Anísio Calciolari Junior, Suhellen Lee Porto Ribeiro, João Paulo Manfé e Raphael Testa.
Confresa
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENTIIATURA X BARACHREL 4
2.1.1 Disciplina de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado 4
3 Pesquisa Complementar 5
3.1 Gráfico 1 – Participação nas aulas de Educação Física. 5
3.2 Importancia da educação física 6
3.3 Gráfico 2 – Participação nas aulas de Educação Física 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõe pensar, a partir das contribuições dos estudos das teorias da aprendizagem social, os modos de aprendizagem de meninos e meninas, dos (as) jovens, na constituição/construção de masculinidades e feminilidades realizadas em comunidades de prática, ou seja, nos contextos das aulas de Educação Física na escola.
Vários estudos apontam mudanças significativas no que se refere à diversidade de tradições políticas, étnicas, sociais, religiosas e de gênero configurando identidades plurais que se expressam nas distintas esferas sociais. Neste sentido, o multiculturalismo refere-se à compreensão da sociedade formada por identidades plurais, com base na diversidade de classe social, gênero, etnia, raça, padrões culturais e linguísticos, assim como outros marcadores indenitários. A educação física, neste contexto, assume papel privilegiado e transformador na educação escolar, da educação infantil ao ensino médio em que a linguagem corporal se destaca em relação a outros tipos de linguagem, onde as relações estabelecidas através dos jogos, esportes, brincadeiras e outros conteúdos da cultura corporal de movimento permitem perceber o ser humano em sua totalidade sem as imposições determinadas pelas salas de aula.
Nesse sentido, este estudo pretende investigar, através de uma análise bibliográfica, o campo do multiculturalismo e suas contribuições para a educação física escolar, apresentando desafios e algumas possibilidades de intervenção no ensino básico.
DESENVOLVIMENTO
O culto ao corpo e a manutenção da saúde são dois temas muito abordados hoje em dia no Brasil. A Educação Física é a área que estuda atividades ligadas ao aperfeiçoamento, reabilitação e/ou manutenção da saúde do corpo humano.
Ricardo Manetti licenciado em Educação Física e cursando bacharel explica que as restrições impostas para os licenciados são feitas pelo CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Segundo o MEC – Ministério da Educação, o licenciado pode atuar em todas as áreas da Educação Física.
EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENTIIATURA X BARACHREL
Licenciatura e bacharelado em Educação Física são diferenciados pelas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração de três anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002.
Disciplina de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado
Disciplinas que só existem na Licenciatura | Disciplinas que só existem no Bacharelado |
Práticas Pedagógicas I; Política Publica e Educacionais; Avaliação Educacional. | Eletiva |
Práticas Pedagógicas II; Didática. | Biomecânica. |
Praticas Pedagógicas III. | Epidemiologia. |
Estagio I; Praticas Pedagógicas IV. | Exercícios Contra Resistência. |
Estagio II; Seminário de Pesquisa. | Práticas Corporais Emergentes; Medidas de Avaliação EF; Atividades Físicas e Promoção da Saúde. |
EF Para Grupos Especiais; TCC; Estágios. |
pesquisa complementar
...