Influências Históricas na Educação Física Escolar Atual
Por: Iago Rodrigues da Costa • 25/8/2021 • Monografia • 556 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Segundo Souza (2000), diferentes temas da organização e estruturação escolar tornaram-se objeto da reflexão política e pedagógica: métodos de ensino, a ampliação dos programas com a inclusão de novas disciplinas, livros e manuais didáticos, a classificação dos alunos, a distribuição dos conteúdos e do emprego do tempo, a formação de professores, a disciplina escolar.
A esse respeito, segue mais uma vez as ideias pedagógicas predominantes na época, isto é, a ampliação do programa escolar justificada pelo princípio da educação integral: educação física, intelectual e moral.
Embora fosse um movimento de grande abrangência nem sempre apresentava relação com os propósitos da instituição escolar na qual estava inserido, problema que enfrentamos até os dias atuais e talvez seja a grande justificativa deste trabalho.
A reafirmação dos ideais ligados apenas a movimentação, vem do modo tecnicista de pensar. A bagagem que traz esse pensamento engloba em si, vários outros estigmas sistematizados e padrões condizentes com conceitos não embasados.
A Educação Física escolar, por exemplo, é essencial para instruir o autoconhecimento, mas por falta do desvio de padrão, vinculou-se apenas a exercícios físicos aplicados aos alunos, com a finalidade de aprová-los ao fim de um bimestre. Culturas estéticas também são mantidas, apontando indivíduos com corpos magros ou com musculatura desenvolvida como superiores fisicamente.
Preparar crianças, pré-adolescentes e adolescentes para um alto rendimento não têm pontos negativos envolvidos, mas colocar todos em uma turma e exigir um resultado "X" de alunos com vivências diferentes e práticas diferentes, uniformiza, limitando a enorme dimensão que inclui a ED. Física.
Através do artigo - INFLUÊNCIAS DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO RENOVADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: SONHO OU REALIDADE? - foram introduzidas três abordagens da educação física escolar: Humanista, que era defendida pelos profissionais, pois havia um ambiente de calor humano e empatia através do relacionamento interpessoal, facilitando a maximização do desempenho físico e motor; no Híbrido o esporte é levado em consideração, também enfatizava outros conhecimentos da cultura corporal além de aspectos levemente humanísticos; e o Tradicional, em que o ensino é centrado no professor e na prática dos esportes - práticos, pouco relação com ensino teórico. O mais presente no ensino brasileiro é a abordagem Tradicional, pois há uma distância entre o profissional e o aluno, onde não há muito conhecimento teórico e aulas voltadas à prática exclusivamente corporal, o texto diz que essa abordagem prega “educação para saúde por meio da prática esportiva”.
Desde a antiguidade, as pessoas têm procurado cada vez mais se aprimorar nos mais diversos assuntos do cotidiano, por isso é necessário ler com frequência para que possam evoluir, ter uma visão própria de tudo, mais ampla do mundo e ter um bom relacionamento com outros. Ainda citando este artigo podemos analisar que ele aborda depoimento de professores de educação física e fica evidente que a teoria dos livros ensina tanto quanto a abordagem prática.
Ele também evidencia a importância da educação física abordada de uma maneira mais ampla, na qual ela contribui diretamente
...