Gestão Escolar: A Gestão Pública Escolar Atual
Por: Camila Da Silva Rabello • 29/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.159 Palavras (9 Páginas) • 248 Visualizações
Objetivo:
A gestão pública escolar atual
A organização e a gestão de escolas públicas, reqereu uma sólida estrutura de dirigentes para uma série de melhorias para o desevolvimento do ensino. Com a elaboração de plano de ação com projeto de gestão pedágogica participativa que envolve pais criando projetos que coloquem em prática o processo de socialização do conhecimento e támbem a participação da comunidade e tendo como exemplo o a autoavaliação que passou a ser incorporado nas instituições públicas .
Introdução Teórica:
Entretanto colocar em prática esse modelo de gestão não é um exercício fácil . Foi constatado que os gestores escolares possuem diversas e consideravéis funções dentro da escola. Em resumo, o gestor escolar é responsável pelas atividades de um conjunto de profissionais da educação básica, os quais devem desempenhar suas respectivas atribuições para que a escola execute sua proposta pedagógica e garanta educação de qualidade com profissionais especializados sempre visando o coletivo .
A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, garante à gestão democrática na escola uma grande vitória da educação brasileira Escola pública brasileira definido pela Constituição Federal de 1988 e referendado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 LEI 9394/96.Sua implementação no sistema no sistema publico nos permite enxergar a emergência de um novo modelo no sistema escolar público que convivem com idéias de gestão gerencialista ,gestão empresarial na educação que tem sido chamado atualmente
A educação no Brasil tem como objetivo uma gestão democrática na escola publica através de projetos político pedagógicos, dando a chance de participação coletiva, de diretor, professores, alunos, pais e, de modo geral, de toda a comunidade escolar buscando novas idéias através do dialogo comunitário. Na gestão igualitária e progressista a solucionar desafios , buscando maneiras para que em conjunto o espaço escolar se torne um ambiente equilibrado e democrático e a educação brasileira, tem sido dedicada muita atenção à gestão na educação que, enquanto um conceito novo, superar o enfoque limitado de administração, se assenta sobre a mobilização dinâmica e coletiva do elemento humano, sua energia e competência, como condições básicas e fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino.
A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.
Educação básica:
Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos) – É gratuita mas não obrigatória. É de competência dos municípios.
Ensino Fundamental – anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano) – É obrigatório e gratuito. A LDB estabelece que, gradativamente, os municípios serão os responsáveis por todo o ensino fundamental. Na prática os municípios estão atendendo aos anos iniciais e os Estados os anos finais.
Ensino Médio – O antigo 2º grau (do 1º ao 3º ano). É de responsabilidade dos Estados. Pode ser técnico profissionalizante, ou não.
Sobre a educação no bairro de São Gonçalo no estado do Rio De Janeiro.
A Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica é oferecida em creches, para crianças até 3 anos de idade e em Pré-escolas, para crianças de 4 a 5 anos, objetivando o educar e o cuidar, indissociáveis na infância.
A Educação Infantil oferecida no período diurno, em jornada integral ou parcial conta com 69 Unidades Escolares divididas entre 21 UMEIs ( Unidade Municipal de Educação Infantil ) sendo 14 em horário integral e 7 em horário parcial e as demais escolas mistas ( Educação Infantil e 1° Segmento ). Hoje temos 4.635 alunos matriculados na Educação Infantil.
O processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar, é justamente através desse brincar, diferenciado, que a criança conseguirá aprender e se desenvolver.
Essas práticas devem ser intencionalmente planejadas, sistematizadas e avaliadas em um projeto político pedagógico, que deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e extra-escolar e desenvolvido por professores habilitados.
Reconhecendo a necessidade de uma formação continuada dos profissionais, a Secretaria de Educação promove Formações onde a construção da identidade profissional, bem como o aprimoramento da prática pedagógica, possibilitem a reflexão sobre os aspectos pedagógicos, éticos e políticos da prática docente cotidiana.
Mas infelizmente é bem diferente do relatado pela prefeitura municipal e sobre constantes criticas da população dentre elas a falta de merenda escolar , desvio de verba publica e falta de professores foi a grande critica da população da cidade de São Gonçalo.]
Escola pública brasileira definido pela Constituição Federal de 1988 e referendado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996(A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, garante à gestão democrática na escola uma grande vitória da educação brasileira). Sua implementação no sistema público de ensino permite associá-lo à emergência de um novo modelo de gestão escolar, em que convivem traços de um Estado clientelista e patrimonial e de uma concepção gerencialista, fomentada pelos processos de avaliação de larga escala e outras medidas no sistema educacional brasileiro. Com o objetivo de captar esse movimento, o artigo discute avanços da legislação brasileira e iniciativas de políticas visando o fortalecimento da gestão democrática, procurando associá-los a questões tratadas em uma amostra de professores e gestores de escolas da rede pública de modo a compreender os contornos da gestão escolar pública no Brasil
Procedimentos Metodológicos:
PROGRAMAS DE APOIO A GESTÃO ESCOLAR OFERECIDO PELO GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Procedimentos Metodológicos
Como procedimentos Met odológicos foi utilizado o meio de pesquisa virtual pelo site do MEC
e obras literárias sobre o assunto além do conteúdo das próprias aulas utilizando o m étodo
Hipotético-Dedutivo. Foi realizada uma pesquisa com a gestão de duas escolas próximas
uma de Ensino Infantil e outra de Ensino fundamental.
Observa-se que muitas gestões tem problemas com a centralização das atividades e das
...