Monografia TCC
Por: lbm23 • 10/10/2016 • Monografia • 5.149 Palavras (21 Páginas) • 473 Visualizações
Resumo
Com a pratica mais regular de atividade fisica, vem sendo realizados cada vez mais estudos para combater o sedentariamos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com a tecnologia que vem surgindo cada dia mais, as pessaos usam essa evolução a seu fazer ou a seu desfavor cada vez mais, mais muitas não sabem direito o que estao fazerndo e os profissionais fazer estudos para falar o que é certo e o que é errado nessa rapida evolução. A pratica de atividade fisica acaba se tornando cada vez mais de grande importancia para todos, crianças e adultos por sua importancia para a saúde, onde desde o passado quando não haviam tantas comodidades igual a hoje, tambem nao haviam tantas pessoas sedentarias e obesas, pois a atividade fisica era uma rotina na vidas dos antepassados, tudo que eles faziam demandavam guande quanoidade de energia gasta. Como tambem naquela época não haviam comidas industrializadas, o risco para a saude era minimo com a alimentação da época. Essa pesquisa visa mostrar tudo isso que ocorriam antes e ocorrem agora com a evolução do mundo com o passar do tempo, mostrar se essa avolução nos traz o bem ou o mau em relação a qualidade de vida humana. Essa é uma pesquisa totalmende de revisão que for consultadas am artigos sobre os assuntos relacionados.
1. Introdução
Com o passar dos anos, as pessoas estão procurando mais as atividades físicas para deixarem de ser pessoas sedentárias e cuidar da saúde, com isso, vem sendo aprofundado cada vez mais o conhecimento em qualidade de vida com a educação física, e com esse conhecimento, também vem nos preocupando cada dia mais, pois sempre há notícias e mais notícias sobre principalmente sedentarismo e obesidade. Pois segundo Spencer em 2003, vem ocorrendo alterações nas estruturas sociais e econômicas da sociedade, a modernização, a urbanização e as inovações tecnológicas estão se tornando cada vez mais, hábitos do cotidiano. Assim na sociedade contemporânea, a obesidade acaba se tornando cada vez mais relevante ao longo dos anos. Com isso, veem se trabalhando para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com os exercícios físicos, tanto para as pessoas sedentárias, para as que estão acima do peso e também para as pessoas que tem algum problema de saúde que as impedem da realização de algumas certas atividades físicas. Mais será que as pessoas estão assim tão sedentárias como dizem as notícias em rádios, televisões e jornais? Em um futuro próximo, quais as consequências da inatividade física - sedentarismo - nas pessoas? A falta de tempo devido aos empregos, estudos e excesso de comodidade que o cotidiano atual traz que estão fazendo com que as pessoas fiquem sedentárias? Para Almeida e Barbosa em 2009, seja qual for o motivo, será que podemos deixar de fazer atividades física, mais mesmo assim teremos uma boa saúde uma boa qualidade de vida? Pensando nisso, foi realizado um levantamento bibliográfico para tentar ver o que livros e artigos científicos artigos diziam a respeito da influência do sedentarismo e da obesidade no cotidiano atual das pessoas e o como isso irá afeta-las no futuro não tão distante. Visto assim que a pratica de educação física é de grande importância tanto na infância para que ao alcançar a idade adulta o indivíduo esteja saudável, para isto também é necessário que tenha uma boa alimentação, assim podendo evitar varia doenças que podem ser adquiridas na maior idade. Com o aumento da tecnologia, cada vez mais os indivíduos, principalmente a crianças vem deixando de realizar atividades físicas básicas para evitar o sedentarismo, e se tornar uma pessoa mais saudável.
Em um geral, vamos verificar como o a evolução do cotidiano com o excesso de comodidades e tecnologias vem influenciando a prática de atividades físicas. Objetivando um pouci mais iremos descrever aspectos importantes para a compreensão da falta de tempo das pessoas para a pratica de atividades físicas, a história da atividade física, a qualidade de vida, a importância da atividade física, a importância de una boa alimentação e tambem as inovações tecnológicas que cairam essa evolução do cotidiano.
A pratica de educação física é de grande importância para as crianças e para os adultos para que não se tornem pessoas sedentárias e tenham uma vida saudável, para isto também é necessário que tenha uma boa alimentação, assim podendo evitar varia doenças que podem ser adquiridas na idade adulta. Com o aumento da tecnologia também cresce a comodidade das pessoas com o atual cotidiano. Cada vez mais as pessoas, crianças e adultos, vem deixando de realizar atividades físicas básicas que serviriam para evitar o sedentarismo, e se tornar uma pessoa mais saudável. Atualmente todos vivem em um mundo de praticidades onde as pessoas tem falta de práticas de exercícios físicos simples, e se alimentam muito prejudicando mais ainda sua saúde.
2. Revisão de Literatura
2.1. Voltando ao Passado
Na época colonial, onde os índios é que eram a população do Brasil, não aviam as comodidades que existem hoje em dia, e esses índios usavam de sua força física para sua sobrevivência. Eles usavam sua força para todas suas necessidades como andar a pé grandes distancias, caçar, pescar e até mesmo se defender e fugir de animais ferozes e inimigos (OLIVEIRA,2009).
Nas décadas de 70 e 80, a obesidade infantil começou a aumentar e vem aumentando em todas as classes sociais, mais não na mesma velocidade que aumentam hoje em dia, pois as atividades motoras realizadas pelas crianças espontaneamente naquela época, onde não haviam tanta tecnologia e comodidade quanto aos dias de hoje, eram o suficiente para que as elas tivessem um gasto calórico eficaz e adquirissem habilidades físicas espontaneamente para a formação de atividades físicas complexas no futuro (GUEDES, D.; GUEDES, J.,2003; KELISHAD, 2007).
Devido o rápido crescimento tecnológico que vem ocorrendo no mundo na última década, alterações sociais e econômicas vêm ocorrendo na sociedade, as inovações tecnológicas cada dia vem se tornando parte de nossa vida, tanto na modernização quanto na urbanização das cidades, fazendo assim cada vez mais parte dos hábitos do cotidiano. Com isso, na sociedade atual, a obesidade vem se tornando cada vez mais frequentes e só tendem a crescer ao longo dos anos (SPENCE; LEE, 2003).
E atualmente, com o estilo de vida cada dia mais “corrido” que vivemos, o conforto e as facilidades encontradas devido a modernização, termos esse estilo de vida “cômodo”, assim trabalhamos mais, mais sem nos preocupar com nossa qualidade de vida, onde as atividades físicas acabam ficando para quando tivermos algum tempo para realiza-la, mais quando achamos esse tempo livre, preferimos descansar, as atividades físicas assim ficando em segundo plano (OLIVEIRA,2009).
...