O Estagio Supervisionado
Por: Rosana Silva • 16/3/2023 • Trabalho acadêmico • 3.364 Palavras (14 Páginas) • 202 Visualizações
Estágio Curricular Supervisionado na pandemia da Covid-19: Relato de experiência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, no sudoeste do Pará
Marlon Amorim de Oliveira
Discente do Curso de licenciatura em Educação Física – UEPA/Pa.
Mikael de Lima Lisboa
Discente do Curso de licenciatura em Educação Física – UEPA/Pa.
Rosana Costa da Silva
Discente do Curso de licenciatura em Educação Física – UEPA/Pa.
Sanara da Conceição da Costa
Discente do Curso de licenciatura em Educação Física – UEPA/Pa.
RESUMO
O Estágio Curricular Supervisionado constitui como um campo de conhecimento, no qual se desenvolvem as práticas educativas. O objetivo do trabalho é relatar experiências de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, desenvolvida na educação infantil e ensino fundamental nas Escolas Municipal de Altamira no Pará. A pandemia da Covid-19 submeteu em uma reestruturação da educação como um todo, o isolamento social imposto para coibir o vírus acarretou uma crise no sistema regular de ensino, resultou na substituição do método de ensino presencial para o método de ensino remoto. Por conta disso, o Estagio Curricular Supervisionado foi restruturado para que pudesse ser desenvolvido a fase de docência no formato de ensino remoto.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Educação Física. Covid-19. Ensino Remoto.
1 INTRODUÇÃO
A legislação de estágio, Lei nº 11.788 de 2008, define o Estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de alunos que estejam frequentando o ensino regular superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (BRASIL, 2008).
Moraes et al. (2008) destaca que na formação de professores, é preciso que o futuro docente entenda o Estágio Curricular Supervisionado como um processo que supera pontos específicos com a escola, percebendo essa ação para além da realização de deveres curriculares. Assim, o estagiário deve ser considerado como protagonista consciente na sua atuação, de forma que as ações desenvolvidas ao longo do estágio valorizem uma postura crítica e reflexiva em suas ações no contexto escolar.
Vivenciar na prática à docência em Educação Física proporciona grande crescimento, gerando uma oportunidade única de vivências incríveis com diversos profissionais da sua área ajudando na formação profissional e pessoal com trocas de experiências e apoio ao longo do cotidiano da prática do estágio (SANTOS et al., 2016).
Por meio do Estágio Curricular Supervisionado, o discente tem a oportunidade de inserir-se em uma situação real de trabalho, abrindo caminho em uma conquista profissional para o mercado cada vez mais competitivo (MAFUANI, 2011).
O Estágio Curricular Supervisionado se constitui como um campo de conhecimento, no qual se desenvolvem as práticas educativas. É uma oportunidade de colocar em prática os conteúdos mencionados em aulas teóricas vivenciados em sala de aula.
De acordo com Godoy e Soares (2014), o Estágio Curricular Supervisionado faz parte do currículo no curso de Licenciatura em Educação Física, no qual o acadêmico precisa concluir, pois se trata de uma etapa importante para sua formação, atuando como professor, que futuramente será o seu campo de trabalho.
O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física faz parte do currículo pleno do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sendo assim, componente obrigatório na formação profissional. Sua carga horária é quesito para aprovação e obtenção de diploma, sendo realizado de acordo com o que prevê a estrutura curricular do curso.
O Estágio Curricular Supervisionado I ocorreu nas seguintes instituições de ensino: Escola Municipal de Ensino Infantil Associação de Bairros de Altamira-PA (ABAPA) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio de Araújo Uchoa, obedecendo à carga horária de 120 (cento e vinte horas, divididas em três etapas, iniciando pela observação, seguindo com a participação e finalizando com a docência, com orientação e acompanhamento de duas professoras supervisoras da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus IX - Altamira.
A etapa de observação realizou-se nos dias 17 e 19 de fevereiro de 2020, a etapa de participação foi desenvolvida no período de 02 a 16 de março de 2020, a finalização que abrange a parte da Docência, ocorreria seguindo calendário acadêmico entre os dias 16 de março a 01 de abril de 2020, mas, devido à circulação de novo vírus, causador da doença Covid-19 que se alastrou em todo mundo provocando a pandemia, foi suspenso.
A pandemia instalada compeliu em uma reestruturação da educação como um todo, as dores causadas pela perda de entes queridos e o isolamento social acabaram acarretando uma crise no sistema regular de ensino, e essa crise sanitária acabou forçando a adoção do método de ensino remoto (PASINI, 2020).
Por conta disso, o Estágio Curricular Supervisionado foi restruturado para que pudesse ser desenvolvido a fase de docência no formato de ensino remoto.
Assim, o presente manuscrito fundamenta-se nas experiências desenvolvidas na prática da disciplina obrigatória do Estágio Curricular Supervisionado I, realizado no curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade do Estado do Pará, Campus IX Altamira.
Dessa forma, o objetivo do trabalho é relatar experiências vivenciadas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade do Sudoeste do Pará, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, desenvolvida na educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais.
2 EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: problematizando a ausência do professor de Educação Física
A disciplina de Estagio Curricular Supervisionado I ocorre em três momentos: observação, participação e docência. No primeiro contato com a escola já foi perceptível à falta de professores de Educação Física, mesmo sendo importante a atuação de deste profissional na Educação Infantil. Nesse sentido, Braga (2016) corrobora ao enfatizar que a Educação Física como disciplina pedagógica deveria ser considerada componente curricular elementar da Educação Infantil, uma vez que seus conteúdos oportunizam a vivência da cultura corporal de forma lúdica e recreativa, possibilitando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
...