O PLANO DE AULA SPINNING
Por: dxavo • 9/6/2019 • Trabalho acadêmico • 572 Palavras (3 Páginas) • 3.617 Visualizações
PLANO DE AULA - SPINNING
IDENTIFICAÇÃO:[pic 1]
INSTITUIÇÃO: UNISÃOMIGUEL
CURSO: Educação Física – Bacharelado – Sexto Período
DISCIPLINA: Ginástica de Academia – Cláudio DeCastro
ALUNO:
OBJETIVOS:[pic 2]
O objetivo principal dessa aula é o aumento do condicionamento cardiovascular, através do controle da frequência cardíaca, e também cardiorrespiratório. Os exercícios irão simular vários tipos de percursos de bicicleta, como subida e descida de ladeiras e pedaladas no plano. Na bicicleta existe um graduador de carga, como se fosse uma bicicleta de corrida comum, onde cada pessoa controlará o ritmo de acordo com a sua resistência.
DESCRIÇÃO DA AULA: [pic 3]
A aula será dividida nos seguintes momentos:
- Nesse primeiro momento, será passado para os alunos a forma de fazer a medição da frequência cardíaca para que haja sempre o controle da frequência cardíaca durante a aula. Também será explicado a escala de Borg modificada (0 -10), para que também o aluno tenha noção de diminuir a intensidade do exercício pela percepção subjetiva do esforço, sendo assim, mais uma forma de mensurar a intensidade durante a aula pelo próprio aluno.
- No segundo momento, será a aula de fato, onde será subdividida em três partes:
1 - A primeira parte será a parte de alongamentos e aquecimentos, que terão o objetivo de preparar o aluno para aula, aumentando a temperatura corporal. Nessa fase da aula, com duração de 10 a 15 minutos no máximo. A frequência cardíaca do aluno terá que estar entre 60% e 75% da FC, e a sua percepção subjetiva deve estar entre 2 e 4 da escala de Borg adaptada. A resistência da bicicleta deverá ser ajustada entre leve e média nesse momento. Na bicicleta serão trabalhados movimentos de aquecimento em rotação, progressão da rotação, manutenção da rotação até que o aluno já esteja na frequência ideal para a próxima fase da aula.
2 – Na segunda fase será a parte mais intensa da aula, onde a frequência cardíaca deverá estar entre 80% e 95% da FC. A resistência da bicicleta deverá variar entre pesada e moderada. Na bicicleta os movimentos serão de força, simulações de subida e Sprint, e entre essas variações irão ter as partes de recuperação após um estímulo intenso. Esse momento da aula deverá variar entre 25 e 35 minutos no máximo. Haverá momentos para mensurar a frequência cardíaca dos alunos, e também será perguntada qual a percepção subjetiva de esforço para os alunos para que, se for necessário, seja feito o ajuste da intensidade do exercício.
3 – A terceira e última fase da aula, será a parte de volta a calma, que terá o objetivo de restabelecer a FC do aluno abaixo de 75%. A intensidade na bicicleta deverá estar ajustada entre média e leve, com os movimentos de recuperação e manutenção baixa da intensidade. Essa fase deverá durar até 10 minutos. Também nessa fase, haverá uma parte de alongamentos com o objetivo de relaxar a musculatura tensionada do treino.
AVALIAÇÃO:[pic 4]
Como forma de avaliação dos fatores condicionantes pré estabelecidos para a aula, os alunos serão questionados sobre a percepção subjetiva de esforço da aula, e qual a variação da frequência da frequência cardíaca durante a aula. Os alunos também serão questionados sobre os fatores didáticos da aula. Por exemplo, se a música estava de acordo com os movimentos, se o aluno entendeu os processos da aula, se ele gostou da metodologia, são alguns exemplos. Os alunos também serão questionados sobre os pontos que podem ser melhorados na aula.
...