O Rafting de Inclusão
Por: Anderson Zorzi • 8/7/2022 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O esporte radical adaptado proporciona inúmeros benefícios para os praticantes , tanto na questão de saúde com também de autoestima e superação.
A prática regular de esportes pode trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida da pessoa com deficiência. Melhora a circulação sanguínea, o fôlego e ainda proporciona bons sentimentos ao praticante.
2.DESENVOLVIMENTO
A busca pela acessibilidade é incessante nesse segmento. A adaptação depende do tipo de atividade e o nível de dificuldade do praticante, e pode estar direcionada ao equipament, e a como se pratica a atividade .
Por vezes se deparamos com equipamentos específicos, utilizados com propostas de segurança ou de conforto, mas em muitos os casos falta essa acessibilidade no desporte adaptado.
É muito importante que cada modalidade tenha suas adaptações e que traga segurança ao praticante pois ele dentro das suas limitações precisa de apoio de pessoas treinadas .
Como podemos fazer essas adaptações para os esportes radicais adaptados?
Abaixo irei citar algumas atividades e suas respectivas adaptações :
- rafting : É importante que se tenha um treinamento dos instrutores para com os praticantes antes da atividade para que se explique ,após então o esportista precisa estar sentado no bote em um cadeira desenvolvida especialmente para a sua necessidade para que ele fique seguro realizando a atividade
- Downhill : Para esta modalidade as pessoas com necessidade deverão usar uma bicicleta especial podendo ser ate mesmo um quadriciclo para que a pessoa tenha uma maior estabilidade
- Mergulho com cilindro : Este mergulho deverá ter o apoio de um guia para ajudar no movimento ou ate mesmo aparelhos mecanizados para ajudar na movimentação do aluno com necessidades especiais
3 CONCLUSÃO
Para estes esportistas voltar a viver a emoção de realizar alguma atividade física já seria algo prazeroso demais e ainda por cima um esporte radical sem dúvida eleva a sua auto estima .
Imagine um cadeirante o tanto de limitações que ele encontra no seu dia a dia , e ao ver ele pulando de um para quedas ou descendo de rafing é com certeza uma enorme carga da emoção pois ele rompeu todas as adversidades e conseguiu através das adaptações necessárias realizar uma atividade física que lhe deu alegria .
.
...