O TOQUE
Por: Leonardo Miranda • 7/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 438 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
1. TOQUE
O toque é utilizado para dar um passe, assim como na passagem de bola para o levantador.
Á algum tempo atrás este fundamento era usado única e exclusivamente para o levantamento. Porém com a competitividade da modalidade o mesmo passou a permitir que, por meio dele, a recepção do saque e as defesas pudessem ser feitas sem qualquer restrição nas suas execuções. A partir desse momento o toque acima da cabeça ganhou muito maior importância e começou a ser largamente utilizado.
Outra adaptação na regra foi a que estabeleceu que a defesa pode ser feita com qualquer parte do corpo, da cintura para baixo. No voleibol de alta competitividade, essas mudanças influenciaram o posicionamento tático dos defensores. Atualmente, em determinadas situações de jogo, o posicionamento dos jogadores é bem mais à frente. É claro que também no aprendizado e no entretenimento, essas mudanças tornaram o voleibol mais flexível.
O componente essencial nesse fundamento é o posicionamento em relação à bola. Faço esta recomendação porque, com esse posicionamento correto, obtém-se maior eficiência.
CARACTERÍSTICAS DO TOQUE
A bola deve ser tocada visivelmente, sem ser retida, isto é, empurrada, conduzida ou segura pelas mãos.
No toque quanto mais contato com a bola, mais perfeito será o movimento.
A bola é tocada com os dedos e a parte calosa das mãos. Portanto todos os dedos devem tocar na bola e os indicadores e polegares devem formar um “coração”. Este toque é o mais indicado, pois em várias situações damos a entender que a bola está escondida nas mãos. Neste movimento os punhos terão papel fundamental para a eficiência do toque, pois eles darão base à trajetória da bola.
Os cotovelos devem estar semi-flexionados e abertos, trabalhando em conjunto com os joelhos, e o posicionamento de pernas deve ser o seguinte: uma levemente a frente da outra buscando o equilíbrio no chão.
PRÁTICA
Assim como na manchete serão trabalhadas atividades que desenvolvam o aprendizado do toque de forma mais lúdica possível. Partindo do princípio básico de atividades mais simples para as mais complexas.
- Educativo do toque:
- Os alunos sentados, um de frente pro outro, fazem o posicionamento ideal do toque e lançam a bola ao companheiro. Nesta atividade visamos o bom posicionamento, e ainda não corrigimos a condução de bola.
- Um aluno deitado e outro em pé. O que está posicionado em pé estará empurrando a bola que estará nas mãos do aluno deitado. Corrigindo assim os movimentos ideais de flexão de cotovelo e punhos.
- Sobre a rede realização de toques, variando dois toques consecutivos, toque direto, toque com pingo e maior distância, dentre outras variações.
...