O que é o homem
Por: boer • 13/3/2018 • Artigo • 791 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
PORTFÓLIO DA 7ª SEMANA DA DISCIPLINA – ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA
PROFESSOR / TUTOR A DISTÂNCIA:
EDGAR BRUNO FRANKE SERRATTO
JOSI MERI DE BOER CAMARGO - R.A. 8004499
EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
Sengés – PR
2017
O que é o homem?
Se pararmos pra nos fazer algumas perguntas, como: Quem sou eu? Sou bom ou mau? Sou sensível ou insensível? Sou introvertido ou extrovertido? Do que realmente eu gosto? Bom, são perguntas complexas que não devem ser respondidas de forma arbitrária e superficial e cada um precisa fazer uma jornada de autoconhecimento para ter suas respostas adequadas. Diante disso, podemos ver que o ser humano é formado por dimensões que se interagem e se influenciam. Ao mesmo tempo que o ser humano aspira por novas possibilidades, ele está consciente de suas limitações e compreende que é um ser finito que procura a perfeição e muitas vezes para sair dessa situação contraditória, ele se lança no mundo espiritual e aí, ele adora, cultua, faz orações, reverencia forças e divindades consideradas entidades superiores.
O ser humano é bem perceptível, mas a percepção é apenas uma parte do que somos. É necessário compreender que tudo o que sentimos e pensamos é uma reação química do nosso corpo. O amor, a alegria, o ciúmes, o ódio, a tristeza entre outros sentimentos, são reações do nosso organismo. Tudo que é psicológico e espiritual atinge diretamente o nosso corpo, como diz no ditado: “Mente sã, corpo são”. Como seres racionais, somos capazes de refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza através de técnicas; elaborar conceitos e ideias, temos um conhecimento ilimitado que nos torna capaz de compreender a nós mesmos e às coisas que nos rodeiam. Como seres pensantes, estamos sempre nos projetando para o futuro em busca do infinito, nos impulsionando para à ação racionalizada. Assim, é através do pensamento e do raciocínio que o homem resgata o que ele já praticou, possibilitando-o compreender melhor o presente e projetar melhor o futuro de forma mais adequada e promissora. Desse modo os conhecimentos adquiridos são constantemente renovados, o que permite e garante o avanço e progresso de cada geração em relação a seus antepassados.
O ser humano também é um ser psíquico, que possui uma identidade própria e necessita de afeto, compreensão, aceitação, autoestima, segurança e realização. É dotado de sentimentos e emoções e isto o faz ter aspirações, desejos e necessidades buscando novas alternativas e perspectivas. Essa dimensão psicológica é formada pelo inconsciente e o consciente e um não se encaixa na lógica do outro.
Com todas estas características, o ser humano não consegue viver sozinho; necessita compartilhar sua existência, suas experiências, suas emoções. E através do trabalho, da ciência e da tecnologia transforma o mundo em seu próprio mundo, ou seja, à sua própria imagem. Deste modo, o homem modifica constantemente o que está ao seu redor. E fazendo isso, ele renova e inova sua existência pessoal e coletiva, transformando-se por meio de sua ação. O ser humano tem consciência do tempo e reconhece o ciclo da vida: nascer, crescer, amadurecer e morrer. Assim, ele não se satisfaz com o que é agora, pois está em constante procura de ser melhor. O homem pergunta pelo seu próprio ser, quer compreender e ter consciência de si. Mas identifica também sua incapacidade de se compreender de modo total, tendo um conhecimento limitado e parcial sobre si.
...