Os Primeiros Socorros
Por: tatali • 28/9/2020 • Resenha • 716 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Disciplina: Programas de Saúde e Socorros Urgentes | Tarefa: (Resumo) | |
Nome: Leonardo Claudio | RA: 8048249 | Turma: DGEFB1801BTTAOS |
Parecer do Tutor: Sueli Aparecida de Castro |
RESUMO
Os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que a vítima recebe a adequada assistência. Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um médico, sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico o mais breve possível.
É necessário analisar os seguintes protocolos de atendimentos tais como: controle do sangramento da vítima, imobilização do ferimento, evitar contaminação e maiores lesões, mantendo o ferimento do mesmo seco
O controle do sangramento e feito de acordo com o grau da lesão, tendo diferentes fluxos e podendo atingir diferentes vasos sanguíneos. E com isso o socorrista deve tomar as seguintes intervenções como : durante todo o procedimento o socorrista deve estar atento que o curativo original não pode ser removível e deve cobrir o ferimento inteiro, a bandagem não pode ser colocada diretamente sobre o mesmo devendo ficar confortável nem muito frouxas, é necessário que o enfeixamento se inicia mais próximo das extremidades do membro afetado sempre na posição que irá permanecer.
Para realizar o curativo as mãos do socorrista deverá estar bem higienizada e intermediar a lesão utilizando água e sabão ou soro fisiológico, caso não tenha gases ou materiais estéreis no local utilizar algo que possa fazer a compressão do sangramento e encaminhar a vítima com emergência para o hospital. Para intermediar é necessário a vítima é necessário utilizar a bandagem para a cicatrização e complicação do local confortando a vítima. A bandagem pode ser de várias formas como: em rolo, triangular estendida, combinadas abertas e dobradas, bandagem em gravatas para cabeças ou orelhas, bandagem em gravata para olho, bandagem gravata para maxilar ou bochecha e bandagem em gravata para palma das mãos e punhos.
Para realizar os primeiros socorros com lesão de MMS e arco costais ou qualquer das lesões músculo esqueléticas é utilizado a tipoia ou bandagem triangular. Jamais utilizar curativo como papel ou outro material que possa rasgar e possível intervir o curativo com plástico não sendo muito apertada com os sinais de palidez, ou azulada ao redor do ferimento, esfriamento ou dormência e formigamento do local da lesão.
A conduta deve ser feita sempre com as recomendações de rice: repouso, gelo, compreensão e elevação e ficar sempre atento aos sinais de formigamento das extremidades, dor e palidez. Sendo assim o socorrista deverá iniciar os procedimentos apenas se estiver preparado, não imobilizar a vítima se ela/ele estiver com dor, manter a temperatura corporal da vítima e acionar imediatamente o SAMU.
...