TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSÍVEIS DIFERENÇAS ETNICAS RACIAIS NA CONTITUIÇÃO DOS TECIDOS QUE INTERFIRAM NA PRESCRIÇÃO DE ATIVIDDAES FÍSICAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO JUDÔ

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  1.614 Visualizações

Página 1 de 12

MARCOS ROBERTO DA VEIGA

POSSÍVEIS DIFERENÇAS ETNICAS RACIAIS NA CONTITUIÇÃO DOS TECIDOS QUE INTERFIRAM NA PRESCRIÇÃO DE ATIVIDDAES FÍSICAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO JUDÔ

CURITIBA

2014

A Célula – Constituição, Funcionamento e Participação na Composição dos Tecidos

A célula é a menor unidade do ser vivo, o qual pode ser unicelular como as bactérias ou pluricelular como os seres humanos. Os seres unicelulares estão divididos em procariontes (pobres em sistemas de membranas e organelas, ex. algas azuis), e eucariontes (possuem membranas, organelas, e o seu material genético está protegido pela carioteca).

Em geral as células possuem características comuns em relação a sua forma, como membrana plasmática, citoplasma e núcleo. No corpo humano há diferentes tipos de células, cada uma com função específica visando a manutenção da vida no organismo.

É através da membrana plasmática que a célula ganha sua forma e seleciona as substancias que entrarão ou sairão de seu interior. As reações químicas necessárias à vida da célula ocorrem no citoplasma, que é um composto fluído, o qual engloba tudo, desde a membrana plasmática até o núcleo, incluindo as organelas (órgãos das células).

Cada organela presente no citoplasma das células animais tem funções específicas, como seguem:

  • Lisossomos: atuam na digestão de substâncias orgânicas;
  • Vacúolos: participam da digestão intracelular;
  • Retículo endoplasmático liso: sintetizar lipídios, transportar e armazenar substâncias;
  • Retículo endoplasmático rugoso: sintetizar proteínas;
  • Centríolos: atuam no processo de divisão celular, além de originar os flagelos e cílios;
  • Complexo de golgi: executa a secreção celular, forma o acrossoma e o lisossomo;
  • Ribossoma: síntese de proteínas;
  • Peroxissomos: processam reações oxidativas, atuando no processo de desintoxicação celular;
  • Mitocondrias: realizam a respiração celular.

Uma série de reações metabólicas é realizada para a sobrevivência das células e consequentemente do organismo, e para que ocorram é necessária a presença de moléculas, ou melhor, biomoléculas, que atuam como unidades construtoras das células animais. As biomoléculas são formadas basicamente por oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio, sendo elas a água, carboidratos, lipídios, proteínas e os ácidos nucléicos (DNA – ácido desoxirribonucléico, RNA – ácido ribonucléico), sem elas o organismo humano seria incapaz de respirar, correr ou praticar qualquer atividade física, pois são como combustíveis para as células.

A água é a biomolécula mais abundante no corpo humano, pois constitui cerca de 70% da composição corporal, é indispensável para todas as reações metabólicas.  Devido ser considerada um dipolo pó apresentar um pólo negativo e um positivo, representados pelo oxigênio e hidrogênios, respectivamente, é capaz de se ligar com várias outras moléculas, sendo o principal solvente celular.

Os carboidratos são considerados as maiores fontes de energia para o metabolismo celular, são constituídos de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, formando os açúcares, abundantes na natureza. São classificados em monossacarídeos, como a glicose, e a frutose (açúcar das frutas), dissacarídeos como a sacarose = glicose + frutose (açúcar de cozinha), e os polissacarídeos como os amidos (cereais, raízes, etc.).

As proteínas são necessárias para todas as funções básicas das células, são compostos formados por cadeias de aminoácidos, os quais são constituídos por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, alguns possuem enxofre. Para as células produzirem suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.  Os aminoácidos que o organismo pode fabricar são chamados de não essenciais e aqueles adquiridos somente através da alimentação são os essenciais. Os alimentos mais ricos em aminoácidos essenciais são os de origem animal (carnes, ovos, leite, etc.).

Os ácidos nucléicos têm grande importância biológica por estarem relacionados com o controle da atividade celular e o armazenamento das informações genéticas.

A grande maioria das células do corpo tem apenas um núcleo, porém há células que não possuem, como os glóbulos vermelhos (figura1), e aquelas que possuem vários como as músculo esqueléticas (figura 2).

[pic 1]

FIGURA 1 – GLÓBULOS VERMELHOS DO SANGUE

FONTE:  https://www.google.com.br/search?q=glóbulos+vermelhos+no+sangue

[pic 2]

FIGURA 2 – MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO

FONTE: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/tecido-muscular/

As células do corpo humano estão agrupadas em tecidos conforme sua função e formato, a histologia é a ciência que estuda estas estruturas. Os tecidos são a associação de várias células semelhantes. São basicamente constituídos de células e matriz extracelular produzida pelas próprias células, conforme o tipo de tecido tem mais ou menos material extracelular.

Os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função, e os sistemas são a união de vários órgãos, como os sistemas nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório, etc.

Os Tecidos

As células com a mesma função se associam permanentemente para formar os tecidos, são junções celulares, que permitem a união entre as células, estabelecendo a comunicação entre seus citoplasmas, ou impedindo a passagem de substâncias.

Os tecidos podem ser classificados basicamente em quatro tipos: epitelial; conjuntivo, muscular e nervoso, os quais geralmente estão associados uns aos outros para formar os órgãos.

  • Tecido epitelial

É composto por células intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouco material extracelular. São de dois tipos: epitélio de revestimento e epitélio glandular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (353.8 Kb)   docx (176.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com