PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS
Por: Adriana Neres • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 5.828 Palavras (24 Páginas) • 423 Visualizações
[pic 1]
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I
Curso de Letras
PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS
Autor: Francisco das Chagas Pereira dos Santos
Orientadora: Profª Esp. Drielly Neres Lúcio
Valparaíso de Goiás – GO
2016
Francisco das Chagas Pereira dos Santos
PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS
Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Letras, como requisito parcial para a avalição da disciplina no 5º Semestre de 2016 da Faculdade CESB.
Orientadora: Profª Esp. Drielly Neres Lúcio
Assinatura do Orientando
Assinatura da Orientadora
Aprovado em: ___/___/2016
Conceito: ______________
Valparaíso de Goiás – GO
2016
DEDICATÓRIA
O meu pilar, nunca questionar a minha fé, porque minha família estar dentro deste contexto, e que esta ideia de acreditar permaneça em todos os corações de uma corrente do amor e deste círculo familiar.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a força que partiu de uma vontade de vencer e ao meu lado estavam amigos e amigos com o mesmo; nunca seremos os mesmos porque batalhamos pelos nossos objetivos e finalmente chegamos lá porque dentro do nosso interior existe uma força que denominamos como Deus e com ajuda dos meus professores de que chegassem até aqui. À minha família por acreditar por que tudo pode ser possível. Aos meus professores com seu comprometimento, somando o meu desenvolvimento de saber como ser humano, abrindo um leque na área profissional. Aos meus amigos de Faculdade, que através de seus corações, sempre estivemos juntos, na tristeza e na alegria, tendo essa soma como a vitória.
A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais. Aristóteles
RESUMO
Esta pesquisa será pautada no intento de desenvolver uma proposta de ensino-aprendizagem nas aulas de Produção Textual e como o processo ocorre para desenvolver a perspectiva do letramento com os professores, desvinculando-se da Gramática Normativa, fazendo-os perceber que a noção de erro se constrói nesse momento, onde professores e leitores acham que para um bom texto, faz-se necessário o conhecimento da nomenclatura gramatical. Nessa perspectiva, o recorte teórico será levado em consideração os discursos de argumentação dos teóricos, William Labov(2008), Bagno(2002,2004), Bortoni-Ricardo(2005), Antunes(2007), Possenti(2003), Gnerre(1998), Elizabeth Bortone(2008), Travaglia(2006) e Magda Soares(2003). Buscará se analisar a noção do erro e suas variações em perspectivas diferentes, Gramática Normativa, Gramática Descritiva e a Gramática Internalizada. Dessa forma, mostrar quais são as implicações para o ensino, em seguida, apresenta-se o relato dos questionários dos professores sem valorizar a coerência textual produzida e sem diagnosticar o nível de letramento do aluno.
Palavras-chave: noção de erro, produção de texto, letramento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
2. OBJETIVOS 9
2.1 GERAL 9
2.2 ESPECÍFICOS 9
3. HIPÓTESE E JUSTIFICATIVA 9
4. REVISÃO DA LITERATURA 10
4.1 .VARIAÇÃO LINGUÍSTICA X GRAMÁTICA NORMATIVA 10
4.2 LETRAMENTO E AQUISIÇÃO DA ESCRITA 13
4.3 A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 16
MATERIAIS E MÉTODOS 19
5.1 MÉTODO 19
5.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 19
5.3 VARIÁVEIS DO ESTUDO 19
5.4 LOCAL DO ESTUDO 19
5.5 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS 19
5.6 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE ESTATÍSTICA 20
5.7 BENEFÍCIOS DO ESTUDO 20
5.8 CRONOGRAMA 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
1.INTRODUÇÃO
A sociolinguística é o campo de conhecimento que, de acordo com estudiosos da área, surgiu nos anos de 1963, nos Estados Unidos, a partir dos estudos de William Labov sobre a língua e suas relações com a sociedade. Desde então, no Brasil, vários pesquisadores têm se dedicado ao campo da sociolinguística, dentre eles é possível destacar Marcos Bagno e Bortoni-Ricardo, pois ambos vêm realizando inúmeros trabalhos em favor dos direitos linguísticos das camadas socialmente desprivilegiadas.
...