PRÁTICAS DE GINÁSTICAS E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA
Por: Kallaran • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.091 Palavras (9 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 PRÁTICAS DE GINÁSTICAS E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA 5
2.2 LESÃO NA GINÁSTICA 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS bibliográficas 10
INTRODUÇÃO
O estudo se baseia na resolução de duas situações problemas envolvendo as os temas abordados nas disciplinas do semestre, deste modo na primeira resolução do problema, onde a prática de exercícios sistematizados está sendo muito utilizada nos dias de hoje como a ginástica. A relação dessa atividade com é de suma importância para a saúde, mesmo que muitas pessoas não interligam estas práticas com a qualidade de vida.
A influência da prática de ginástica sobre a qualidade de vida tanto de homens como nas mulheres, estabelecendo a contribuição específica dos principais elementos que estruturam a qualidade de vida como domínio físico, psicológico, social e ambiental. Assim será implementado um projeto de ginástica para o desenvolvimento dos movimentos e matérias e cuidados necessários para o publico alvo em questão.
Na segunda situação problema, será abordado as lesões ocorridas na pratica da ginástica, onde engloba uma gama de movimentos complexos exigindo conhecimento biomecânico do profissional de educação física. As altas cargas de treinamento podem ocasionar lesões cada vez mais comuns e com isso o edema aparecem, o excesso de treinamento pode ocorrer torções nas articulações como o tornozelo.
Deste modo, demonstraremos as formas de tratamentos para estas lesões conteúdo adquiridas na área de primeiros socorros, mostrando os cuidados para se evitar estas lesões, como no tratamento das mesmas, mostrando a importância do primeiros socorros para o profissional de educação física, por fim, apresentar como profissional de educação física pode criar um local seguro para a pratica da ginástica.
DESENVOLVIMENTO
1ª PARTE – ESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO - PROBLEMA 01
PRÁTICAS DE GINÁSTICAS E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA
Segundo Santos (2001), a Ginástica Para Todos é uma ferramenta importante na educação, pela multiplicidade das possibilidades de expressão, universalidade de gestos e facilidade de incorporação de processos formativos e educacionais.
Está modalidade é bastante ampla, fundamentada nas atividades da ginástica em geral, as mais conhecidas são as ginásticas artística, rítmica, acrobática e aeróbica. Também são consideradas ginástica outro tipos de manifestações corporais, tais como: danças, expressões folclóricas e jogos expressos através de atividades livres e criativas.
Os principais objetivos da ginástica para todos são:
- Proporcionar a participação do maior número possível de pessoas em atividades físicas;
- Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades físicas na composição coreográficas, proporcionando liberdade de criação para o aluno;
- Oportunizar a auto-superação individual e coletiva, sem parâmetros comparativos com outros;
- Manter e desenvolver o bem-estar físico e psíquico pessoal;
- Oportunizar a valorização do trabalho coletivo;
- Resgatar e valorizar os elementos da cultura corporal de cada grupo social;
Os motivos da escolha dos objetivos que envolva e promovem o lazer saudável, onde proporcionam o bem estar físico, psíquico e social, favorecendo o desempenho físico coletivo, respeitando todas as individualidades de seus praticantes, na busca da auto-superação, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática. Ás possibilidades de execução realizadas por ambos os sexos de todas as idades, utilizando elementos e materiais, musicais e coreográficos, ocorrendo o cuidado de apresentar no ambiente e seus aspectos da cultura locais e nacional, sempre sem ser algo que envolva competição.
O prazer pela prática de exercícios tem impacto na saúde física e mental dos praticantes, pois uso dos fundamentos e habilidades da ginástica auxiliam no estilo de vida mais saudável. Este conjunto de características da ginástica para todos indicam uma prática mais adequada para promover uma saúde para todos os praticantes de sexos e faixa etárias em gerais e com deficiência
Os princípios estabelecidos na inclusão da atividade física na atenção básica, que sugere que a Ginástica para todos possa ser uma prática corporal apropriada à saúde como um todo. Nesse contexto, a democratização de práticas esportivas surge como um alicerce para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas que garantam a participação de todos e promovam a qualidade de vida contribuindo para a consolidação de ambientes sociais saudáveis, educativos e seguros para praticas esportivas individuais e coletivas bem como no atendimento às pessoas com deficiência.
Ao estabelecer uma relação entre ginástica e saúde, podemos observar uma construção gradual quem vem no decorrer do século XIX, conhecida como “ginástica médica”, uma modalidade que existia em diferentes espaços sociais. Logo a ginástica passou a ser vista como uma forma terapêutica no tratamento de moléstias de diferentes naturezas, tais como enxaqueca, anemia, tísica, paralisia, alienação mental, doenças do coração, entre outras.
A saúde coletiva pode ser definida. Segundo Vilela e Mendes (2003), como uma nova forma de resposta social organizada aos problemas de saúde, orientada pelo conceito positivo de saúde e pelo paradigma da produção social da saúde e que deve atuar sobre os nós críticos dos problemas, baseado em um saber interdisciplinar em um fazer intersetorial.
...