PRÍNCIPIOS GERAIS DA FUNÇÃO GASTROINTESTINAL
Por: Osmito12 • 30/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
Centro Universitário UNNIOVAFAPI
Curso de Educação Física
Disciplina: Fisiologia Humana
Professora: Franciléia Calland
PRÍNCIPIOS GERAIS DA FUNÇÃO GASTROINTESTINAL
ALUNOS:
Ademir Cardoso
Alexandre Duarte
Eduardo Viana
Guilherme Aragão
José Fernando Ribeiro
Laécio Coutinho
Miquéias Nascimento
Osmar Neto
Teresina
2018
Princípios gerais da função gastrointestinal - Motilidade, controle Nervoso e circulação sanguínea
O trato alimentar abastece o corpo com um suprimento contínuo de agua, eletrônicos e nutrientes. Cada parte do trato alimentar esta adaptada as suas funções específicas, alguma para a simples passagem de alimentos, outras para o armazenamento temporário de alimentos e outras para a digestão e absorção de alimentos.
Anatomia fisiológica da parede gastrointestinal
As funções motoras do intestino sao realizadas por diferentes camadas de músculos lisos.
O músculo liso gastrointestinal funciona como um sincício. As fibras musculares lisas individuais medem de 200 a 500 micrômetros de comprimento e 2 a 10 micrômetros de diâmetro. Na camada muscular longitudinal os feixes estendem-se longitudinalmente no trato intestinal.
No interior de cada feixe as fibras musculares se conectam eletricamente através de uma quantidade de complexos juncionais.
Atividades elétricas do músculo liso gastrointestinal
O músculo liso do trato gastrointestinal e excitado por atividades elétricas intrínsecas. Existem 2 tipos básicos de ondas elétricas as ondas lentas e potenciais em espiculas.
Ondas lentas - não são potencial de ação em vez disso são mudanças lentas e ondulatórias no potencial de repouso da membrana. A intensidade varia entre 5 a 15 milivolts.
Potencial em espiculas - ocorrem automaticamente quando o potencial de repouso da membrana do músculo liso gastrointestinal se torna mais positivo do que cera de -40 milivolts.
Mudança na voltagem do potencial de repouso da membrana.
Quando o potencial se torna menos negativo(despolarização) as fibras musculares se tornam mais excitáveis. Quando o potencial se torna mais negativo(hiperpolarização) as fibras se tornam menos excitáveis.
Controle Neural da Função Gastrointestinal- Sistema Nervoso Entérico
O trato gastrintestinal possui um sistema nervoso próprio denominado sistema nervoso entérico. Esse sistema nervoso entérico bastante desenvolvido é especialmente importante no controle dos movimentos e da secreção gastrointestinal.O sistema nervoso entérico é composto basicamente de dois plexos: (1) plexo mioentérico ou plexo de Auerbach e (2) um plexo interno, denominado plexo submucoso ou plexo de Meissner.
O Plexo mioentérico controla basicamente os movimentos gastrointestinais, e o plexo submucoso controla basicamente a secreção gastrointestinal e o fluxo sanguíneo local
Diferenças entres os plexos Mioentérico e Submucoso
O plexo mioentérico consiste basicamente em uma cadeia linear de muitos neurônios interconectados que se estende por todo o comprimento do trato gastrointestinal.
O plexo mioentérico está envolvido principalmente no controle da atividade muscular por todo o intestino.
Em contraste com o plexo mioentérico, o plexo submucoso está basicamente envolvido com a função de controle na parede interna de cada segmento diminuto do intestino. Principios gerais da função gastrointestinal - Motilidade, controle Nervoso e circulação sanguínea.
Tipos de Neurotransmissores Secretados por Neurônios Entéricos
A acetilcolina estimula a atividade gastrointestinal com mais constância. A
...