TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Intervenção Academia

Por:   •  28/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

ANTONIO MAURILIO SILVA PIRES

EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

(FLC2954BEF)

[pic 2]

PLANO DE INTERVENÇÃO

Estágio

Canindé-CE

2023

TEMA – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A área de concentração é um estudo de cinesiologia e biomecânica da importância da execução correta do exercício de musculação em praticantes de musculação iniciantes.

OBJETIVO

        O objetivo desta intervenção é identificar como a execução correta do exercício de musculação pode afetar o treino em praticantes iniciantes de musculação. E averiguar as diferenças entre um exercício realizado de forma correta e um realizado de maneira incorreta, além de verificar quais malefícios essa execução errada pode ocasionar.

FUNDAMENTO TEÓRICO

De acordo com Lopes et al. (2015) As funções fisiológicas que envolvem, flexibilidade muscular, força, potência e resistência são componentes de grande importância da capacidade funcional e que possuem grandes chances de serem modificados. Ou seja, manter ativo as atividades funcionais ou as execuções de exercícios físicos que aperfeiçoe ou sustente essas atribuições, devem permanecer na vida das pessoas em geral com o objetivo de se prevenir, combater ou amenizar declínios funcionais.         

Segundo Chagas e Lima (2008), a musculação é um tipo de treinamento que se caracteriza pela utilização de pesos e cargas, que tem como objetivo oferecer alguma carga mecânica em oposição ao movimento dos segmentos corporais. O objetivo predominante da musculação é o treinamento da força muscular, a partir de um treinamento sistematizado.

É notável que ao iniciar-se o treinamento de musculação, a grande maioria das pessoas apenas se importa com os pesos, sem considerar muito a questão da eficiência dos movimentos. Por isso, acabam por negligenciar a execução, a técnica, a velocidade do movimento e os pequenos ajustes realizados no corpo que por mais menores que sejam, fazem toda uma diferença durante o exercício.

Apenas através do movimento correto é possível recrutar o músculo que está sendo trabalhado de forma máxima, fazendo com que outros músculos sinergistas ou não acabem roubando o trabalho. Um exemplo disso é: quando algumas pessoas escolhem por utilizar bastante carga na rosca direta e acabam por utilizar um impulso com o corpo para poder levantar a carga. Por conta deste impulso, aparentemente inofensivo, acabasse por remover a tensão do bíceps e faz deltoides anteriores fazerem a maior parte do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (164.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com