Plano de aula de intervenção educação física estagio obrigatório I Unopar
Por: Leo Lovatine • 25/10/2017 • Trabalho acadêmico • 987 Palavras (4 Páginas) • 5.055 Visualizações
[pic 1]
Disciplina:Primeiros Socorros
Número de Aula: aula 1
Nome do aluno:
Nome do curso: Educação Física - Bacharelado
Turma:1A/ salaB7
Semestre: 1° semestre
Data: sexta- feira, 17 de março 2017.
OBJETIVO
Aprender através de explicações e demonstrações, qual seria a conduta do socorrista e quais os cuidados necessários no momento da intervenção em casos de vitima(s) de acidente com hemorragia interna e externa, fraturas, queimaduras, picadas de animais peçonhentos e vítima de facadas.
MATERIAL
- Luvas de silicone;
- Esparadrapo;
- Ataduras;
- Gases;
- Pano de estancar hemorragia;
- Manta de emergência (manta aluminizada).
DESENVOLVIMENTO
No inicio da aula o bombeiro orientou os alunos a comprarem alguns materiais importantes para fazer um primeiro atendimento a alguma vitima de acidente como luvas, gases, óculos, entre outros. Recebemos orientação sobre como identificar os três diferentes tipos de hemorragia. No caso de hemorragia internaocorre a lesão nos órgãos internos e deve-se ficar atento a palidez, pele fria, pulso fraco e lábio azulado, já na hemorragia externa o sangue esguicha para fora do corpo e há um rompimento de vasos sanguíneos importantes como veias e artérias, enquanto na hemorragia capilar ocorre a perda de sangue através de capilares.
Foram realizadas algumas demonstrações de como o socorrista deve agir e os cuidados que se deve tomar ao se deparar com umavítima de hemorragia.
Na primeira demonstração o bombeiro solicitou a participação de seis alunos para encenar um acidente em que um rapaz jogava bola e ao cair bateu a cabeça e estava sangrando muito.Foi explicado quais procedimentos devemos tomar ao nos deparar com esse tipo de acidente, segundo o palestrante, devemos manter a calma, observar o local se não há mais risco para o socorrista e o acidentado, deve também pedir para alguma pessoa que estiver tranquila ligar pra algum pronto socorro pedindo que enviem um profissional da área da saúde e enquanto isso deve-se afastar os curiosos porque eles podem atrapalhar o atendimento. Após efetuar essas ações devemos lavar bem as mãos eutilizar equipamentos de segurança como luvas, óculos e pano limpo pra não se contaminar com sangue, secreção e vômito. Em seguida,segurar a cabeça do acidentado porque se ele se mexer muito o pescoço pode provocar lesões na coluna e qualquer movimento brusco poderá piorar o estado da vítima, feito isso com um pano limpo pressionar o local que estiver sangrando com intuito de conter o sangramento,verificar se a vitima está respirando e observar os batimentos cardíacos, no caso da estar consciente é importante conversar com ela e tentar acalmá-la o máximo possível.
Na segunda participação dos alunos foi feita a encenação em que uma pessoa foi atingida por uma faca que ficou alojada no corpo da vítima,foi explicado que além do socorrista lavar bem as mãos, usar equipamentos de proteção individual, ligar para o atendimento especializado, também é necessário ficar atento se a pessoa que agrediu a vítima ainda está no local, caso esteja é obrigatório em primeiro momento ligar para a polícia para a segurança do socorrista, da vítima e das pessoas que estão na localidade e, então,pedir que os curiosos se afastem. Após o agressor ser levados pelos policiais o socorrista deve conversar com a vítima para mantê-la calma.
Não é recomendado retirara faca se estiver alojada no corpo da vítima porque pode provocar uma hemorragia fora do controle, pois apesar de está sangrando a faca ainda está impedindo que a hemorragia se agrave. Enquanto a vítima ainda está sob os cuidados do socorrista é preciso verificar a respiração e a circulação, conferir a pulsação e estabilizara faca com um curativo com muito cuidado em forma de “x” assegurando que a faca não se mova. Em seguida levar a vítima para um hospitalpara que seja retiradapor um médico especialista.
...