TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Musculação Faculdade Claretiano

Por:   •  21/9/2019  •  Resenha  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

1-Como o músculo é formado funcionalmente?

O músculo é formado por varias camadas de células alongadas com vários núcleos que são denominados de fibras musculares, que ficam inervadas pelo motoneurônio alfa que são os responsáveis pela parte motora, ou seja, pelos movimentos do nosso corpo.

2-De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?

Temos três tipos de músculos no nosso corpo, sendo eles:

- O músculo estriado esquelético, que é responsável por toda parte motora do corpo, ou seja, toda nossa movimentação, tem esse nome por possuírem estriações transversais e só se movimentam quando há comando de nossa vontade.

- O músculo estriado cardíaco, são músculos exclusivos do coração, onde é responsável pela sua contração.

- E por fim o músculo liso, que são músculos que não possuem estriações e são encontrados em todos nossos órgãos ocos, tais como intestino e estômago.

Tanto os músculos estriados cardíacos quanto os músculos lisos são músculos involuntários, ou seja, trabalham sozinhos, independente de nossa vontade.

3-As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.

As fibras de tipo I devido a concentração maior de circulação de sangue são mais avermelhadas, possuem contrações mais lentas pelo fato de possuir maior atividade mitocondrial e por obter mais capacidade de ATP. As fibras tipo I podem se subdividir em I e IC onde possuem um maior poder de adaptações nos treinos, mais são raras. As fibras de tipo II já possuem coloração mais esbranquiçadas com um poder de contração mais rápido, tem uma capacidade muito alta de gerar força e velocidade devido a grande atividade de enzimas ATPase, mais contudo são mais fadigáveis. As fibras de tipo II podem ser subdivididas em fibras IIA, IIAB, IIB, IIAC E IIC.

4-Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.

As funcionalidades dos músculos variam de acordo com que as funções são exercidas.

Agonistas quando suas contrações são usadas para movimentação, ou seja, toda parte motor.

Antagonistas quando são opostos dos agonistas, controlando toda sua forca e velocidade.

E por fim sinergistas, que quando contraído ao mesmo tempo com agonista ajuda a controlar os movimentos, a fixar as articulações e a movimentos indesejados.

5-A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?

É dividido em: plano sagital, eixo medial: onde ocorrem os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão;

Plano medial, eixo sagital: nesse plano ocorrem movimentos de adução e abdução;

Plano transverso, eixo longitudinal: nos quais ocorrem os movimentos de rotação.

6-O que você entende sobre princípio da adaptação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com