Portfólio Educação Física Claretiano
Por: crismoreira20 • 14/5/2019 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 396 Visualizações
Educação infantil
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é composto por três documentos:
1) Introdução.
2) Formação Pessoal e Social.
3) Conhecimento de Mundo.
O documento de introdução apresenta reflexões sobre creches e pré-escolas no Brasil, situando e fundamentando as concepções do que é ser criança, de educação, de professor e de instituição escolar.
Com base nessas concepções, foram definidos os objetivos gerais da Educação Infantil.
O volume sobre a Formação Pessoal e Social prioriza os processos de construção da identidade e autonomia das crianças.
O volume relativo ao Conhecimento de Mundo é composto por seis documentos: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, e Matemática, referentes à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que elas estabelecem com os objetos de conhecimento (BRASIL, 1988, s/n.).
O eixo de trabalho denominado Movimento refere-se às atividades relacionadas à área de Educação Física. Por enquanto, ainda não é obrigatória a presença de um professor de Educação Física para ministrar essas atividades, por isso algumas instituições optam por não contratarem um profissional dessa área e deixam responsável pelas atividades de movimento os professores formados em Pedagogia. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.
Assim, o trabalho com o movimento na Educação Infantil deve contemplar a multiplicidade das funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento dos aspectos específicos da motricidade infantil abrangendo atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal da criança, bem como, a reflexão acerca das posturas corporais presentes nas atividades cotidianas (BRASIL, 1988, p. 15).
Ensino fundamental
Já os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados pelo Ministério da Educação visando auxiliar o trabalho dos professores das diferentes disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.
Esses Parâmetros foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas mais atuais, e o propósito do Ministério da Educação, ao consolidar os PCNs, é apontar metas de qualidade que ajudem a formação de um aluno participativo, reflexivo, autônomo e conhecedor de seus direitos e deveres. É importante ressaltar que esses documentos são abertos e flexíveis, podendo ser adaptado à realidade de cada região (BRASIL, 2001).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais representam um grande avanço para a área de Educação Física, pois ao contrário das outras disciplinas, a Educação Física nunca teve um livro didático para poder acompanhar e organizar os seus conteúdos.
É claro que os PCNs não são e nem se parecem com apostilas ou livros didáticos. Mesmo assim, ter um documento para poder nos basearmos é muito importante para os professores de Educação Física.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental apontam que o trabalho de Educação Física, nesse nível de ensino é muito importante, pois possibilita aos alunos desenvolverem habilidades corporais e de participar de atividades envolvendo, como por exemplo, jogos, esportes, lutas, ginástica e dança (BRASIL, 2001, p. s/n). 20
Fundamentos da Educação Física Escolar Os conteúdos apresentados nesse documento foram organizados em três eixos temáticos:
1) Conhecimento sobre o corpo.
2) Esportes, jogos, lutas e ginásticas.
3) Atividades Rítmicas e Expressivas.
O primeiro bloco de conteúdos, "conhecimento sobre o corpo", oferece ao aluno informações sobre o próprio corpo, sua estrutura física, sua interação com o meio social etc.
O bloco referente aos "esportes, jogos, lutas e ginásticas" envolve a transmissão de informações relacionadas à história, à origem, à importância e às principais características de cada uma dessas práticas. As "atividades rítmicas e expressivas", apresentadas no último bloco de conteúdos, referem-se às manifestações que combinam expressões, sons, danças, rodas cantadas, mímicas etc.
...