PORTFÓLIO ERGONOMIA CLARETIANO
Por: Fabiana Esteticista • 12/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 2.314 Visualizações
[pic 1]
MAICON CORREA RIBEIRO – R.A. 1161780
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO 3º SEMANA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Ergonomia e Ginastica Laboral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Maria de Carvalho Almeida.
(POLO VITORIA)
2015
1) De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Cite quais são eles e defina-os.
Ergonomia Física: Domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.
Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.
Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos.
2) No século 20, a Ergonomia passou a se desenvolver inserida no perfil socioeconômico, tendo em vista que as indústrias americanas e europeias necessitavam aumentar sua produção em um contexto de escassez de mão de obra qualificada e de matéria- -prima. Para atender a essa demanda, os ergonomistas direcionaram seus olhares a quais questões? Descreva-as detalhadamente.
1) Insalubridade;
2) Condições de trabalho
3) Dimensionamento dos homens e equipamentos adaptação de instrumentos e ferramentas de trabalho;
4) Organização do trabalho (considerando variabilidade entre os sujeitos, equipamentos e matéria-prima)
3) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Descreva sobre cada um deles.
Taylorismo e uma concepção de produção, baseada em um método de produção de trabalho para acabar com qualquer disperdicio de tempo.
Os princípios são...
- Encontrar uma melhor maneira: para Taylor, o trabalho é governado por leis científicas. Descobrir essas leis, para realizar o trabalho da melhor maneira.
- Pessoas certas para as tarefas: para Taylor, as pessoas são diferentes. Assim, elas devem ser selecionadas "cientificamente" para executar determinadas tarefas.
- Supervisão, recompensa e punição: para Taylor, a supervisão era essencial para assegurar que a melhor maneira de executar a tarefa fosse de fato empregada.
- Sistema de incentivos salariais: Taylor acreditava que, se os trabalhadores entendessem a lógica que fundamentava o método de trabalho por ele proposto, com um sistema de incentivos salariais por peça, eles o utilizariam em benefício próprio. Esse incentivo recompensaria os operários que produzissem acima do nível esperado de produção, determinado "cientificamente" pela gerência, e penalizaria os operários que não conseguissem atingir esse nível.
4) Um dos pressupostos da Ergonomia é a análise de situações reais. O que significa essa análise e como é feita?
verificar os aspectos do trabalho que constituem fatores de risco para o trabalhador (MONTMOLLIN, 1990). Ou seja, enquanto a Ergonomia Física adota o conceito de adapta- ção da máquina ao homem, a Ergonomia Cognitiva desenvolve sua análise visando à adaptação do trabalho ao homem, numa abordagem que enfoca os aspectos psicossociais da organização do trabalho de forma mais ampla.
5) Qual é a importância da participação dos sujeitos envolvidos no processo de análise ergonômica do trabalho, e como ela deve ser feita?
Ambas são contra o conceito vigente de adaptar o homem ao trabalho, como foi objetivo do enfoque da Administração Científica proposta por Taylor (1987) e suas variantes.
Ela deve ser feita da seguinte maneira. Facilidade de uso, garantia segurança do trabalhador e do equipamento. Tarefas compatíveis com o nível de treinamento e limitações do trabalhador. Ambiente confortável e apropriado para a execução da tarefa, garantindo o bem-estar dos trabalhadores nas situações de trabalho. Sistema de organização do trabalho que reconheça as necessidades sociais e econômicas dos indivíduos
...