Portfolio de Psicologia Aplicada a Saúde
Por: Joyce Marita • 1/6/2020 • Trabalho acadêmico • 849 Palavras (4 Páginas) • 565 Visualizações
[pic 1]
Douglas Moraes Proença
RA: 8039750
Psicologia Aplicada a Saúde
Primeiro Portfólio
Trabalho apresentado junto ao Centro Universitário para a disciplina de Psicologia aplicada a saúde como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Camila Maria Fernandes Fantacini
Belo Horizonte
2020
Objetivo
Compreender as variáveis psicossociais em situações de tratamento.
Descrição da atividade
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.
Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?
Desenvolvimento
Um aluno/cliente obeso e hipertenso e sedentário procura um educador físico desejando iniciar um programa de exercícios físicos, qual teria sido orientado pelo seu médico com intuito de diminuir o seu índice de massa corporal ( IMC) e auxiliar no controle da hipertensão.
Além das práticas de atividades físicas teria sido indico também mudanças nos hábitos de vida, como fazer uma dieta orientada por profissional de nutrição, não ingerir álcool, não fumar, fazer uso dos fármacos prescrito pelo médico, ter uma vida social mais ativa, visto que todos esses fatores podem beneficiar o tratamento á saúde desse individuo. Porem esse individuo, mostra- se resistente em aderir ao tratamento, sobretudo ao programas de exercícios, por ser sedentário tem dificuldades em levar adiante a prática de atividade físicas, dizendo sempre que começa em um programa de emagrecimento e tratamento acaba logo desistindo do mesmo, pois diz que gosta mesmo de comer de tudo e de ficar em casa com seu smartphone e assistindo na TV.
Visto a resistência do cliente ao tratamento, o Educador físico propõe a esse aluno buscar ajuda de outros profissionais de diferentes áreas da saúde como; psicólogos, nutricionistas, além do apoio de familiares e amigos, uma vez que a promoção da saúde está relacionada nas inter relações entre profissionais da área da saúde , na complexidade de cada individuo, devendo olhar sempre a pessoa de como um ser biopsicossocial.
O profissional deve sempre buscar compreender os comportamentos e a individualidade de cada pessoa, mantendo sempre uma relação cordial com seu aluno/cliente, passar confiança ao mesmo, dialogar sobre a importância desse tratamento para sua saúde, demonstrando através da ciência, estudos e artigos que comprovam a importância da atividade física na manutenção e recuperação da saúde, e ao seguir o tratamento de forma adequada isso trará amplos benefícios á sua saúde de forma geral como para pessoas próximas a ele.
...