Portfólio Nutrição e Dietética
Por: BRUBARRETO • 22/4/2018 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 961 Visualizações
BRUNO CÉSAR BARRETO SOL (8009750)
Bacharelado em Educação Física
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Tutor: Gabriele Radunz Kruger
Claretiano - Centro Universitário
Belo Horizonte (Claretiano)
2018
BRUNO CÉSAR BARRETO SOL (8009750)
Bacharelado em Educação Física
PORTFÓLIO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Portfólio Acadêmico apresentado a matéria de Nutrição e Dietética. Tutor(a) Gabriele Radunz Kruger como requisito para aprovação na disciplina.
BELO HORIZONTE
2018
ATIVIDADE DO PORTFÓLIO
1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003)
As variáveis relacionadas ao comedor são: o preço, o sabor, a variedade, o valor nutricional, a aparência e a higiene.
Determinantes de Gedrich: (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos)
1. Determinante Biológico: esse determinante é subdividido em componentes fisiológicos, patológicos e genéticos. Assim, temos:
a) Fisiológicos: conferidos pelas necessidades energéticas e de nutrientes para manutenção do metabolismo orgânico.
b) Patológicos: determinadas doenças culminam em evitamentos criteriosos de determinados alimentos; como exemplo há o diabetes, a doença celíaca, além de diversos tipos de intolerâncias alimentares e alergias.
c) Genético: pode atuar sobre a sensibilidade gustativa, indiretamente sobre a palatabilidade e, consequentemente, sobre as preferências alimentares.
Ainda na categoria biológica, cabe também levar em conta a influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial às substâncias específicas e da palatabilidade.
2. Determinantes Socioculturais: incluem a questão do convívio do indivíduo (família, amigos, relações de trabalho), dos grupos a que gostaria de pertencer (status social, identificação com o grupo) ou do grupo ao qual o indivíduo não deseja estar associado (distinção). Contudo, devemos levar em conta que o determinante sócio-cultural tem caminhado junto aos demais, uma vez que ele é abordado em todos os outros fatores, destacando os determinantes antropológicos e psicológicos.
3. Determinante Antropológico: refere-se à liberdade de escolha alimentar do indivíduo em paralelo às representações do que ele prefere consumir. Outras abordagens, nesse contexto, também são citadas para interpretar a escolha alimentar individual englobando variáveis como: valores, confiança, crenças ou expectativas, intenções, envolvimentos e experiências.
4. Determinantes econômicos: referem-se ao poder de compra do indivíduo e à condição da oferta, e estão associados aos fatores demográficos, no contexto dos lares como unidades de consumo, em que é possível estratificar os grupos por região, de acordo com a situação econômica.
5. Determinantes psicológicos: referem-se às condições gerais ou específicas de humor, bem como a certos perfis psicológicos que influenciam o indivíduo na escolha de qual alimento prefere consumir.. (1)
2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?
Sim, essas variáveis são fundamentais na seleção alimentar. A escolha alimentar do homem está relacionada à sua condição de onívoro, ou seja, pela sua capacidade de comer de tudo, sendo condicionada, ao mesmo tempo, pelos determinantes relacionados aos alimentos. Entretanto, nem tudo o que a natureza oferece é escolhido por ele, uma vez que o indivíduo é determinado por diversas condições que irão influenciar essa decisão. A escolha alimentar humana é considerada um processo complexo que envolve o meio-ambiente, a história individual e a personalidade refletida em valores pessoais (Courbeau & Poulain, 2002). Assim, ela é gerada pela expectativa do homem em relação à sua alimentação, levando-o à ambivalência da liberdade de escolha e de estar condicionado às normas sócio-culturais. (2)
...