Portfólio de Bases fisiológicas do movimento humano
Por: ritazin • 24/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 675 Visualizações
Descrição da atividade |
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir e poste suas respostas no Portfólio para apreciação do tutor. O aluno deve consultar somente o Caderno de Referência de Conteúdo que está na ferramenta “Material”. Não será permitida, sob hipótese alguma, a consultas
ATP é Adenosina Trifosfato, através da energia fornecida pela ATP ocorre o bom funcionamento do corpo, interno e externo, principalmente durante as atividades físicas.
Anaeróbio alático, anaeróbio lático e aeróbio.
Aeróbio – corridas de longa duração Anaeróbia lática – Atletismo 400 metros Anaeróbia alática – Atletismo 100 metros rasos
As gorduras fornecem 65% de energia. Os carboidratos fornecem 35% de energia.
Diminuição das reservas de glicogênio hepático e muscular, diminuição da glicose sanguínea, baixa concentração de glicogênio muscular, desidratação, aumento temperatura corporal e abatimento físico ou cansaço.
Componente lento, redistribuição iônica, ajuste do oxigênio durante uma atividade metabólica mais alta, fornecer energia devido ao aumento da atividade da bomba de sódio e potássio e ressíntese de glicogênio, oxidação do ácido lático e fornecer oxigênio para musculatura respiratória e cardíaca. Componente rápido de recuperação, refaz o oxigênio da mioglobina muscular e na hemoglobina sanguínea, fornece oxigênio para musculatura respiratória e cardíaca, fornece oxigênio para restaurar as reservas de PC que foram esgotados durante o exercício.
São necessárias 48 horas de recuperação para ressintetizar totalmente as reservas de glicogenio.
Pressão arterial sistólica é a maior pressão alcançada no interior da artéria aorta logo depois da sístole ventricular, durante o exercício ocorre um aumento extremo da pressão arterial sistólica. Pressão arterial diastólica se mantém relativamente constante durante todo o exercício.
Fração de ejeção é o percentual relativo a quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejetada a cada sístole. Com o aumento da intensidade é necessário maior fornecimento de sangue contendo oxigênio e nutrientes necessários às células musculares.
Em indivíduos treinados a FC no repouso é menor do que em indivíduos destreinados, porque o volume sistólico é maior e bombeia aproximadamente 5,0 litros de sangue para o corpo.
Frequência semanal é recomendável que o individuo realize de 3 a 5 sessões por semana. Intensidade, de acordo com a ACSM a intensidade deve estar 65% e 90% da FCM. Sendo considerada a mais importante da atividade física para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Tempo: atividade dure de 20 e 60 minutos. Tipo: o sistema energético predominante é o aeróbio, atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação. Divertimento: que a atividade seja agradável.
Em destreinado aproximadamente 20 litros por minuto, em treinado 40 litros por minuto. Quanto maior o debito maior a capacidade de se exercitar em intensidades maiores, o aumento do débito cardíaco ocorre durante o exercício devido ao aumento da FC e do volume de ejeção.
Natação, ciclismo e corrida. Pela eficiência do sistema aeróbio.
Em uma freqüência semanal de 3 a 5 vezes por semana de 20 a 60 minutos tanto no ciclismo, corrida ou natação devemos aperfeiçoar o treinamento atingindo os grandes músculos.
Fatores genético pode influenciar nos valores, o sexo e a idade também é um dos fatores, o volume de ejeção nas mulheres é menor devido ao menor volume cardíaco.
Em determinada intensidade do exercício em que o duplo- produto 2é a 30.000 o paciente apresenta dor torácica, o paciente deveria se exercitar com intensidade de exercício igual ou inferior á 75 do VO2 máx. reduzindo o risco de dor. |
REFERÊNCIAS |
GOMIDE, E. B. G. Bases Fisiológicas do Movimento Humano. Batatais: Claretiano, 2015. |
...