Pêndulo físico
Seminário: Pêndulo físico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaopedro0309 • 3/2/2014 • Seminário • 307 Palavras (2 Páginas) • 468 Visualizações
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Pêndulo. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde janeiro de 2012)
O pêndulo físico pode ser chamado de pêndulo real, pois não tem uma distribuição uniforme de massa. Ele consiste em um objeto que oscila em torno de um eixo de rotação perpendicular ao plano em que se movimenta. Pela Segunda Lei de Newton para corpos extensos, temos:
\vec{\tau} = I\vec{\alpha}
em que
\vec{\tau} = \vec{r}\times\vec{F}
Em que τ é o torque atuante no corpo, α é a aceleração angular, I é o momento de inércia . Temos também que a força F que realiza torque no corpo é a força peso, e o braço r é a distância d entre o centro de massa do objeto e o eixo de rotação. Assim temos:
\tau = -mgd sen\theta
e, igualando as equações, tem-se a equação diferencial
\frac{d^2\theta}{dt^2} + \frac{mgd}{I} sen\theta = 0.
Para pequenos ângulos, podemos usar a aproximação sen \theta = \theta sendo possível obter uma solução para a equação diferencial
\frac{d^2\theta}{dt^2} + \frac{mgd}{I}\theta = 0
que é homogênea e linear. assim, temos
\omega = \sqrt{\frac{mgd}{I}}
e
T = 2\pi\sqrt{\frac{I}{mgd}},
onde T é o período de oscilação, I é o momento de inércia, m é a massa do pêndulo, g é o valor da aceleração da gravidade e d é a distância do ponto de pivô onde está preso até seu centro de massa.
Se o ponto de pivô estiver em seu centro de massa, não haverá oscilação.
Ver também[editar | editar código-fonte]
...