RESUMO CONTEXTO HISTÓRICO DO ATLETISMO
Por: ratinhaps • 25/5/2021 • Resenha • 668 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
Metodologia do Ensino do Atletismo
Prof. Rodrigo Mendonça
Aluna: Carolina Pereira Silva – Matrícula: 21951866
CONTEXTO HISTÓRICO DA DECADÊNCIA E RETORNO DO ATLETISMO
Antigamente eram organizadas competições no estádio de Hércules, que possuía apenas uma pista de corrida, que era percorrida em um só sentido. Com o tempo a distância foi aumentando. Diz-se que um corredor chamado Lagas morreu na corrida de distância de quatro vezes duzentas jardas. Também com o tempo foi-se acrescentando outras provas. Na época da realização dessas competições (Jogos Olímpicos), as guerras entre as cidades gregas eram suspensas para ter um pouco de paz, assim sendo considerado um movimento pacificador. Os vencedores recebiam pensões e eram vistos e tratados de maneira honrosa. Os Jogos Olímpicos tiveram seus altos e baixos, com o tempo eram suspensos e retomados, em 1896 os jogos foram retomados definitivamente e começou a evolução esportiva no mundo com melhora de pistas, treinamento e materiais.
A diferença dos Jogos Olímpicos da Antiguidade para o da era moderna é evidente.
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade tinham o lado humano, tanto que as guerras eram suspensas nesse período, elas também tinham um cunho mais religioso (isso ajudava na hora da trégua já que as cidades tinham o mesmo Deus em questão). Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram praticados por prazer e não tinham nenhuma vantagem material por praticar algum esporte. Tinha-se a ideia de que o esportista era honroso e cheio de virtude e por isso admirado.
Já Jogos Olímpicos da Era Moderna há a ideia de se superar humanamente, batendo recordes, mesmo que isso signifique utilizar-se de medicamentos proibidos, assim perdendo o lado honroso do desporto. Esses jogos não têm cunho religioso, há apenas a ideia de progresso, procurando-se a especialização constante, uma infinita fonte de pressão que os atletas sofrem e colocam sobre si mesmos.
Uma das mudanças principais dos Jogos Olímpicos da Antiguidade para os da Era Moderna foi a introdução do profissionalismo (busca incessante pela especialização) no lugar do amadorismo (realizava as atividades apenas por prazer).
A primeira edição dos Jogos da Era Moderna aconteceu na Grécia, eles não tinham dinheiro para o evento, mas a doação de um filantropo tornou possível a sua realização. No final, os gregos só conseguiram ganhar a última prova de atletismo (maratona).
AS DEFINIÇÕES BÁSICAS DO ATLETISMO
São classificadas de diferentes formas: quanto ao terreno e natureza das provas
Pista (ocorre nas pistas de atletismo) – corridas rasas, corridas de revezamento, corridas com barreiras e corridas com obstáculos.
Campo (estádio) – provas de lançamento e provas de salto
Rústicas (de rua) – percursos grandes e diferentes
Combinada – decatlo (homens 10 provas) e heptatlo (mulheres 7 provas)
As informações técnicas completas sobre a construção de pistas de atletismo, sua disposição e marcações, estão contidas no manual da IAAF (órgão regulador do atletismo) sobre instalações de atletismo.
CLASSIFICAÇÃO DAS PROVAS DE ATLETISMO
Provas de pista:
São as corridas realizadas em pista de atletismo, com ou sem obstáculos. Exemplos: 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m e 3000m.
...