Relato Da Análise Do Projeto Político Pedagógico (PPP)
Por: Robert Willames • 7/11/2023 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 98 Visualizações
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O Projeto Político Pedagógico é um documento confeccionado no âmbito de cada unidade escolar com o objetivo de concretizar as aspirações instituídas em lei em relação ao ensino nas referidas instituições. Pela sua natureza singular, adaptável ao contexto da escola em que está inserido, o PPP tem como fundamento nomear ações a serem executadas, deliberar as atividades e projetos a serem desenvolvidos pela escola e delimitar o rumo. Sendo assim é por meio do PPP que são determinados os objetivos mais abrangentes, as aptidões a desenvolver nos discentes e o como alcançar as metas estabelecidas. Em outras palavras, o PPP é o documento capaz de direcionar as ações da escola aos objetivos perseguidos pela Gestão democrática, que nada mais é que os atores envolvidos na instituição, e os objetivos do interesse público, evidenciado nas leis que regem o processo de ensino.
O BNCC representa as normas gerais sobre os conhecimentos que os alunos devem ter ao estarem inseridos em cada escola, determinando quais são os conhecimentos essenciais de cada ano. Porém, não é possível a aplicação totalmente uniforme para todas as instituições de ensino, devido as singularidades de cada local e suas necessidades específicas. Diante dessa premissa que fica evidente o papel do PPP. Com efeito, o PPP serve para dar concretude aos princípios e normas instituídos no BNCC, servindo como ferramenta para melhor aplicação das normas comuns de ensino no Brasil. Essa inter-relação é proveniente de determinação legal, servindo o BNCC como norma que dá validade ao PPP, documento em que os gestores devem se fundamentar para presidir o processo de confecção de cada norma local das instituições.
O PPP, em questão apresenta diferentes formas de avaliação, dependendo da faixa etária do público-alvo. O ensino infantil e o 1º ano do ensino fundamental apresentam avaliação apenas qualitativa, com base em duas premissas essenciais: observação atenta e criteriosa sobre as manifestações de cada criança; reflexão sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do (a) educando (a). O planejamento pedagógico competirá à coordenação pedagógica e à organização educacional, com os professores, sem existir reprovação. Por sua vez, a partir do 2º ano do ensino fundamental até o ensino médio, a avaliação terá como critérios: observação, registro e reflexão acerca do pensamento e da ação do educando; uso de vários instrumentos de avaliação sintonizados com os objetivos do grupo e com as necessidades dos estágios subsequentes; consideração do processo de aprendizagem e dos aspectos atitudinais demonstrados pelo aluno, mantendo um caráter contínuo e cumulativo. Nessa etapa, a avaliação será realizada pelo conjunto de fatores qualitativos e quantitativos. Assim, o PPP específico dividiu o processo de avaliação anual em três grandes etapas que juntas propiciaram o total de 100 pontos. Para o melhor aproveitamento, os critérios de avaliação levarão em conta aspectos individuais e coletivos de avaliar, sendo reprovados os alunos que não tiverem 75% de frequência ou não atingirem 70% de aproveitamento nas disciplinas. Além disso, a escola permite aos alunos que não obtiveram nota mínima nas etapas a possibilidade de recuperação
...