Relatório de Estagio Anos Iniciais
Por: tarikesquelekto • 12/10/2022 • Trabalho acadêmico • 4.111 Palavras (17 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
TARIK CHAVES BATISTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL
TEÓFILO OTONI
2022
TÁRIK CHAVES BATISTA
[pic 2] RELATÓRIO DO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL
TEÓFILO OTONI
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4[pic 3]
LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5[pic 4]
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7[pic 5]
ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORANEOS
DA BNCC 9[pic 6]
ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A
EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 10[pic 7]
METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 12[pic 8]
PLANOS DE AULA 14[pic 9]
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16[pic 10]
REFERÊNCIAS 17[pic 11]
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de levar os acadêmicos a procederem de estudos mais aprofundados a respeito da regência no ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, com base nas leituras relacionadas e vídeos de forma a aumentar a base de conhecimentos dos alunos de graduação de Educação Física.
Devido a pandemia do COVID-19 os estágios obrigatórios em campo não puderam ser cumpridos e por isso outras formas de aprendizado e conhecimento foram desenvolvidas.
O processo de ensino aprendizagem é avaliado a partir do contexto interdisciplinar que leva o aluno aos conteúdos compreendendo que cada um deles faz parte da sua realidade e com isso transformando a forma de estudar, de avaliar os ensinamentos e de transferi-los para nosso cotidiano.
O conteúdo desses aborda as questões referentes ao Projeto Político Pedagógico e as atividades destinadas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Nesse sentido, o estágio obrigatório sendo este voltado para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa do percurso de formação numa graduação que traz oportunidade de crescimento profissional e pessoal. É um processo fundamental assumindo relevante papel para a melhoria da qualidade da formação do futuro educador.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Pensar na educação infantil é pensar na educação de crianças mas esse ensino passou por grandes e profundas mudanças dentro do cenário escolar e na educação deve ser voltada as crianças com base em seu desenvolvimento intelectual e social.
A autora apresenta uma perspectiva de educação às crianças de 0 a 6 anos com base na literatura contemporânea e mostra uma visão ligada a uma modalidade assistencial (principalmente em creches), ou uma preparação a vida escolar, uma estratégia de prevenção ao fracasso escolar.
A educação infantil é muito importante nessa etapa de formação da criança, pois é nessa fase que começa a interação fora do convívio familiar, que lida com as diferenças e desenvolvimento da personalidade. Nessa fase temos também a interação da criança e professor que é muito importante, que contribui com o desenvolvimento das crianças. É por meio de construção afetiva que a criança se sente segura e com isso vem realizar as atividades com mais facilidade. As atividades proporcionam aos alunos a aquisição de novos conhecimentos e a interação com outros alunos que é muito importante para o seu desenvolvimento e educação.
O processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativa inúmeros processos, que não poderiam desenvolver-se por si mesmos sem a aprendizagem. Dessa maneira nota se que é de suma importância a educação infantil, uma vez que através dela podemos ver que a criança passa a se formar socialmente e compreender as informações existentes no mundo, contribuindo para sei desenvolvimento e permitindo que a criança participe ativamente desse processo de construção.
A educação física antes não era tão inserida na educação infantil, pois muitos educadores não tinham uma formação adequada para ministrar essa aula de forma correta e segura. Mas com passar do tempo vimos que a educação física é muito importante na formação dessas crianças de 0 a 5 anos. Hoje temos mais acesso a informação para ter uma formação melhor e capacitar mais e assim ministrar uma aula de educação física mais segura.
Assim, não se pode limitar a educação infantil, como uma maneira o que está descrito e é exigido na grade curricular, é preciso que se tenha uma olhar mais aprofundado acerca da educação infantil e sua finalidade.
Compreendemos que é na escola que as crianças têm seu primeiro contato com atividades físicas planejadas, daí sua importância como motivadora de desenvolvimento e aperfeiçoamento das esferas cognitivas motoras e auditivas. Essa fase é de suma importância pois a criança está em desenvolvimento, para suas formas de expressões; tristeza, alegria, algo que incomoda ou algo que agrade e por isso é uma forma em que precisamos pensar qual a melhor maneira para trabalhar com essas características ao seu favor. A escola juntamente com os professores tem um papel muito importante com a família, pois estão atuando juntos na formação da criança, proporcionando um suporte e o incentivo que são necessários para seu desenvolvimento de forma integral e assim alcança o potencial que possuem.
...