Resumo de Hormônios (Principais na Hipertrofia)
Por: Washington júnior • 18/5/2016 • Abstract • 377 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Grupo:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hormônios – Resumo
Insulina: Hormônio composto por 51 aminoácidos organizados em duas cadeias polipeptídicas. Ela também está envolvida no processo de hipertrofia muscular, devido á sua capacidade de aumentar o volume da maior parte dos tecidos. Sua síntese ocorre nas células betas das ilhotas do Pâncreas.
Quanto ao exercício, não existem dados científicos que comprovem sua influência sobre a liberação de insulina, onde a influência do exercício ainda não está determinada, sabe-se que este é o hormônio mais fácil de ser manipulado.
[pic 1]
Hormônio do crescimento (GH): Segundo ambos os autores o GH tem sua liberação estimulada em diversas situações como no sono, jejum, estresse, nas refeições ricas em proteínas.
O hormônio GH atua diretamente nas células como fator de crescimento. Ele ajuda na hipertrofia, porém não é o fator determinante. Seu uso exagerado pode causa varios efeitos colaterais indesejados como, por exemplo: alargamento facial (nariz, orelhas e língua) aumento do tamanho das mãos, mandíbulas, diabetes, doenças tiroidianos, impotência, etc..
[pic 2]
IGF-1: Muitos efeitos do hormônio do crescimento são mediados pelos fatores do crescimento tipo insulina (IGFs), ou somatoedinas, dentre os quais o mais conhecido é o IGF-1. Ele é liberado lentamente e se une a uma proteína específica, praticamente 90% que está presente no corpo é sintetizado no fígado e liberado para corrente sanguínea.
Há situações em que, mesmo havendo concentrações normais de GH, o crescimento é impedido devido à deficiência em fatores de crescimento, e essa deficiência não é causada pela falta de IGF-1 circulante, mas pela diminuição de sua produção local.
As observações do IGF-1 são as mesmas que o GH, pois o efeito endócrino são parecidos, causando ganhos de massa muscular sem favorecer a hipertrofia. Outros efeitos importantes do IGF-1 são a regeneração de cartilagens articulares e gênese de novos neurônios.
[pic 3]
Testosterona: A testosterona é um hormônio esteroide responsável pelo desenvolvimento das características masculinas, e também tendo efeitos anabólicos e androgênicos. Sua produção ocorre de forma reduzida nos ovários e glândulas adrenais, e em homens essa produção varia entre 2,5-11 mg/dia diferente das mulheres que é cerca de 0,5 mg/dia. Essa testosterona atua diretamente na hipertrofia muscular, sendo considerado o mais anabólico de todos os hormônios em termos de potencia (muita atividade em pouco tempo de ação) [pic 4]
...