TREINAMENTO FUNCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Por: jacklemos1 • 21/3/2019 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 380 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LUIZ PAULO DA CUNHA MONTEIRO
PLANO DE CURSO
Treinamento Funcional para Crianças e Adolescentes
RIO DE JANEIRO
2019
LUIZ PAULO DA CUNHA MONTEIRO
PLANO DE CURSO
TREINAMENTO FUNCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Educação Física, do Centro Universitário Celso Lisboa como requisito parcial ao Título Plano de Curso: Treinamento Funcional para Crianças e Adolescentes.
Orientadores: Álvaro Luiz Monteiro Alves
Murilo Ferreira Maximo
RIO DE JANEIRO
2019
TREINAMENTO FUNCIONAL
O conceito de Treinamento Funcional é bastante amplo. Na última década, o termo vem se popularizando trazendo a ideia de uma modalidade que trabalha o corpo inteiro de forma integrada melhora o desempenho e possibilita uma atividade física mais motivadora para muitos. Podemos simplificar a definição de treinamento funcional como todo programa de exercícios que tem como objetivo resgatar a funcionalidade do corpo humano. Por exemplo, para atletas, o treinamento funcional caracteriza-se pela utilização e criação de movimentos que reproduzam os padrões de movimento, as fontes metabólicas e as capacidades motoras semelhantes a uma situação real de jogo ou competição. Para um idoso, o simples fato de sentar, levantar ou amarrar um calçado já seria considerado uma atividade física.
Já com crianças e adolescentes, um programa de treinamento funcional deve ser voltado ao ensino e aprimoramento das habilidades motoras fundamentais e padrões de movimento – como correr, saltar, rolar, agarrar, escalar, chutar, rebater, empurrar, puxar, agachar, etc. – que são atividades motoras comuns para elas. A grande maioria das habilidades requeridas nos esportes são versões avançadas dessas habilidades.
OBJETIVO DA AULA
Antes de qualquer início de alguma atividade física que requer muito esforço físico, o futuro atleta mirim deverá consultar um médico ou um profissional de Educação Física apto junto com o seu responsável legal para fazer um check-up e verificar o estado atual da sua condição física. Sendo assim, evitamos conflitos, riscos e futuros problemas físicos que possa vir prejudicar o menor.
Cada aula terá como conteúdo o ensino e a prática de um a dois movimentos em combinação com uma capacidade física. Isto garante que as aulas sejam diferentes entre si, não só em relação às atividades escolhidas, mas também quanto às exigências metabólicas.
As aulas são estruturadas de forma que o estilo de liderança do professor, a estrutura das atividades e a facilitação para a interação entre os alunos possibilitem o suprimento das necessidades básicas relacionadas aos novos hábitos. Desta forma, além de todos os benefícios para a saúde e prática regular de atividade física, as crianças e adolescentes participantes do treinamento funcional estarão tendo a oportunidade de construir experiências positivas. Isto aumenta a chance de serem ativos ao longo da adolescência e na vida adulta.
...