Trabalho Apresentado ao Centro Universitário Claretiano Para a Nutrição e Dietética
Por: Igor Andrade • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 441 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
IGOR CARLOS SILVA ANDRADE
RA-8085815
Portfolio
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a Nutrição e dietética como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo(a) Prof. Prof.Fabiola Rainato Gabriel
Feira de Santana-Ba
2019
Atividade de Portfólio Ciclo x
O documentário “Muito além do peso” nos mostra a triste realidade de como a mídia e a publicidade são influenciadores na obesidade infantil, que por muitas vezes por falta de informação entregamos alimentos ricos em carboidratos e açucares a crianças e ate mesmos consumimos. O documentário tem como objetivo principal alertar os riscos de uma má alimentação, mostrar ao individuo o que é consumido para que o mesmo possa velo com outros olhos, indagando a obesidade infantil e as doenças que são acarretadas por ela .
O crescimento e desenvolvimento ocorrem de maneira expressiva na infância. Por conta de que nesse período os hábitos que vão persistir para sua vida serão desenvolvidos, dentro desses hábitos podemos destacar a alimentação, se inadequada pode acarretar problemas de crescimento e conseqüentemente restrições e comprometimentos futuros para o desenvolvimento da criança.
O comportamento alimentar pode ser influenciado por fatores externos como características da família, estilo de vida dos pais e amigos, valores sociais, mídia, hábitos alimentares e conhecimento de nutrição (MILANI,2015). A influencia midiática é um dos maiores responsáveis pela obesidade no país, mídia essa que se molda de acordo com o público alvo, algumas estratégias são a utilização de brindes, historias ou personagens são mais usadas com o público infantil. Assim esse meio acaba contribuindo de alguma maneira para a formação de alguns Hábitos alimentares na juventude.
De acordo Terra, com base me dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sobrepeso no Brasil passou de 51,1% em 2010, para 54,4% em 2014. Em 2010, 17,8% da população era obesa, em 2014 o índice chegou 22,7%. O relatório também apontou aumento do sobrepeso infantil, estimando que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, com 7,7%.
Deve-se entender o que é uma alimentação saudável, de acordo com Finci (2018), alimentação está ligada diretamente ao equilíbrio e variedade da dieta, que é composta por proteínas, gorduras carboidratos, fibras cálcio e minerais. Uma alimentação equilibrada e variada por todos os tipos de alimentos, sem exclusão e abusos.
REFERÊNCIA
<http://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/5115> Acesso em: 06 maio,2019) .
<https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-dados-73-das-criancas-menores-de-cinco-anos-encontram-se-acima-do-peso-no-brasil,f657afca7e30b62960c12400b2ff900fn7mfn0nh.html> Acesso em: 06 Maio, 2019.
...