Trabalho Apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Geologia.
Por: Fomajo • 14/2/2020 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
GEOLOGIA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Geologia.
VILA VELHA - ES
2018
1- Como a Terra é dividida internamente?
A Terra é dividida em crosta terrestre, manto e núcleo.
• Crosta terrestre, camada sólida mais externa da terra e que é dividida em duas porções: a crosta continental e a crosta oceânica;
• Manto, que é a porção intermediária da estrutura geral do planeta e se divide em: manto superior e manto inferior;
• Núcleo, também divido em duas porções: núcleo externo e núcleo interno.
2- O que são minerais?
São compostos ou substâncias químicas definidas de origem inorgânica, que se formam na natureza terrestre ou extraterrestre no estado sólido.
3- Como podemos conceituar rochas e quais são os principais tipos existentes?
Rochas são elementos constituintes da crosta terrestre, formada pela consolidação de agregados minerais de forma natural. Os tipos principais existentes são: ígneas ou magmáticas, sedimentar e metamórficas.
4- Identifique os conceitos chave do ciclo das rochas e elabore um mapa conceitual.
[pic 1]
5- O que são dobras e falhas? Quais os tipos e como essas estruturas podem influenciar as formas de relevo?
• Dobras: São deformações de caráter dúctil que ocorre nas rochas devido a esforços compressivos das porções crustais, conhecidas como placas tectônicas. As dobras podem se formar em todas as escalas de tamanho, desde dobras vistas em seção petrográfica, até dobras formando montanhas e serras alongadas influenciando assim o relevo onde elas ocorrem.
Segundo critérios morfológicos as dobra podem ser anticlinal, sinclinal, isoclinal, monoclinal, em leque, inclinada, revirada, deitada, falhada e de arrasto.
• Falhas: São deformações de caráter rúptil que gera a quebra de porções continentais, o desnivelamento das estruturas e a formação de elementos geomorfológicos (de relevo) na superfície terrestre.
As falhas são classificadas em normais, reversas e direcionais. As normais estão associadas aos regimes tectônicos distensivos (abertura). As falhas inversas estão associadas aos regimes tectônicos compressivos e podem ser chamadas, também, de empurrão. Já as falhas direcionais estão associadas aos movimentos cisalhantes horizontais e são chamadas, também, de falhas transcorrente, transformantes ou direcionais (LOCZY; LADEIRA, 1976).
Os tipos de falhas são normais (na forma de distensões), Inversas (na forma de Compressões) ou transcorrente (na forma cisalhante).
• Influência no Relevo: A presença de falhas e dobras no relevo terrestre permite a compartimentação dos blocos nas porções crustais maiores. Nelas ocorrem mudanças de relevo devido à presença desses elementos estruturais, além de permitir o estabelecimento de modelos geomorfológicos evolutivos para a confirmação da formação do relevo.
Referência bibliográfica
LOCZY, L.; LADEIRA, E. A. Geologia estrutural e introdução à geotectônica. São Paulo: Edgard Blucher, 1976.
...