UNIDADE 1 DE CINESIOLGIA
Por: bruno bernardes • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
BRUNO GUSTAVO BERNARDES
RA: 1128770
ATIVIDADE NO PORTIFÓLIO DA 1° UNIDADE DE CINESIOLOGIA E BIOMECANICA
Trabalho apresentado ao centro Universitário Claretiano de Batatais para a Disciplina de Cinesiologia e Biomecânica, ministrado pelo tutor: Cesar Augusto Bueno Zanella.
Centro Universitario Claretiano
BATATAIS
2015
- Qual é a definição de Cinesiologia?
Cinesiologia é o estudo dos movimentos do corpo.
O estudo da cinesiologia combina a anatomia – que é a ciência da estrutura do corpo, com a fisiologia, que é a ciência da função do corpo.
- Quais são os planos e eixos de movimento?
Plano frontal ou coronal: divide o corpo em parte anterior e posterior, neste plano acontecem os movimentos de abdução/adução. O eixo do plano frontal é o antero posterior ou eixo Z.
Plano mediano: divide o corpo em lado direito e lado esquerdo. O eixo que corresponde ao plano mediano é o latero-lateral ou eixo X.
Plano horizontal ou transverso: divide o corpo em parte superior e inferior. O eixo que corresponde ao plano mediano é longitudinal ou eixo Y.
- Quais movimentos ocorrem em cada plano e eixo.
Plano Frontal/Eixo Antero Posterior: neste plano também ocorre à inclinação lateral
Plano Mediano/Eixo Latero-Lateral: Neste plano ocorrem os movimentos de flexão e extensão.
Plano Transverso/Eixo Longitudinal: Neste plano ocorrem os movimentos de rotação interna e externa (para os membros), rotação direita e (esquerda para o tronco), supinação e pronação (para o antebraço), adução e abdução horizontal (para ombro e quadril).
- O que é um movimento realizado em cadeia aberta?
Durante esses tipos de exercícios, seus pés e mãos se encontram livres para se moverem, por exemplo, o Supino Reto. Esses tipos de movimentos isolam um grupo muscular, ou uma articulação. O peso nesse tipo de exercício é colocado na parte distal (isto é, mais longe) do membro. Por exemplo, a única articulação envolvida no movimento de Extensora é o joelho, e o único grupo muscular que ele envolve é o quadríceps. Exemplos de exercícios Cadeia Aberta são: Supino Reto, Rosca Bíceps, Extensora (com ou sem pesos).
- Durante esses exercícios, os pés ou as mãos encontram-se numa posição fixa e constante (normalmente no chão), por exemplo: Flexão de braço.
Exercícios em Cadeia Fechada trabalham varias articulações e vários grupos musculares de uma só vez.
Quando o peso é adicionado ao exercício, normalmente ele fica atravessado nos ombros, ou no peito, que é considerado muito mais seguro do que na parte distal. Temos como exemplo o Agachamento, que envolve as articulações do joelho, do quadril e do tornozelo, assim como vários grupos musculares como quadríceps, isquiotibiais, flexores do quadril, panturrilhas e glúteos. Exemplo de exercícios Cadeia Fechada: flexões de braço, barra, agachamento e avanço.
- Como definir força e torque?
Força: Uma quantia vetorial com a capacidade de realizar trabalho ou causar mudança física tal como aceleração de um corpo na direção de sua aplicação.
Torque: Uma força aplicada em um eixo com a intenção de desloca-lo, por exemplo: Apertar um parafuso.
- Quais são as três alavancas que existem? Qual é a principal alavanca encontrada no sistema musculoesquelético?
São três as alavancas, sendo elas: interfixa, inter-resistente e interpotente.
Interfixa: A alavanca interfixa (primeira classe) é classificada quando o ponto fixo denominado de (PF) ocupa um lugar qualquer entre a Força Potente (FP) e a Força Resistente (FR). Um exemplo de alavanca interfixa é a ação do musculo esplênio (localizado na nuca) agindo para equilibrar a cabeça sobre a articulação do atlanto axial.
...