A ATENÇÃO A SÁUDE DA PESSOA / FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE RISCO
Por: Adriano Cesar Ribeiro Cesar • 8/8/2022 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SÃO PAULO
CURSO: ENFERMAGEM | PERIODO: DIURNO | 6º SEMESTRE
Nome: Rebeca Eduarda Ribeiro RA: F2447E5 TURMA: EN6A48
ATENÇÃO A SÁUDE DA PESSOA / FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE RISCO
Qual referencial teórico utilizado para UTI e em Pronto Socorros?
Respostas:
- O referencial teórico utilizado em Pronto Socorros é a Teoria Interpessoal de Hildegard Peplau de 1952 que diz:
“ Apresenta o processo de interação enfermeiro/cliente, o modo como acontecem que elementos estão contidos nessa relação e como agir diante das situações adversas”
O Pronto Socorro é um local onde, se encontra diversas situações adversas. A qualque momento o profissional de saúde pode se deparar com contra tempos, como chegada de pacientes criticos, em situações de risco. Como a prória teoria diz, é necessario que o profissional esteja capacitado, para que ele consiga tomar decisões e agir com rapidez diante destas situações.
- O referencial teórico utilizado nas UTI´s é a Teoria da Relação Interpessoal de Joyce Travelbee de 1966 que diz:
“ Cujo foco de enfermagem está nas relações interpessoais, com o propósito de auxiliar o individuo ou a familia a enfrentar a experiencia da doença e sofrimento e encontrar significado nestas experiencias. Ela propoe o cuidar holistico”
A UTI é um ambiente onde se encontra pacientes debilitados, na maioria das vezes com chances minimas de sobreviver a certa doença ou nas condições a qual se encontra. Pacientes a qual são levados para a Unidade de Terapia Intensiva, possuem familia. Essas familias sofrem e precisam de apoio, pois a um abalo emocional e psicológico. Por isso é importante que o foco da enfermagem neste momento seja auxiliar essa família.
...