A Arte bem antiga que remonta no mínimo há 4000 anos
Por: josianetslira • 11/5/2017 • Relatório de pesquisa • 878 Palavras (4 Páginas) • 568 Visualizações
DEFINIÇÃO - Análise quantitativa baseada na comparação da cor de uma solução com a cor de outras de concentração conhecida e tomadas como padrão; cromometria. Quando aplicada essa técnica nos cabelos, chamamos de Colorimetria Capilar.
HISTORICO - Arte bem antiga que remonta no mínimo há 4000 anos; Os egípcios foram os precursores no desenvolvimento da arte de tingir os cabelos; Império Romano, pentes de chumbos eram mergulhados no vinagre e assim utilizados no escurecimento dos cabelos grisalhos;
DEFINIÇÃO DA COR - A ideia de cor varia de acordo com sua área de enfoque: ♣ Algumas pessoas definem a cor de um modo que abrace todos os componentes ( objeto, luz, órgão da visão e cérebro). ♣ A cor é uma informação visual, causada por um estímulo físico, percebida pelos olhos e decodificada pelo cérebro.
As cores desempenham uma significação perceptiva e cognitiva imediata na experiência humana. Existem três eixos para discussão do fenômeno cromático: ♣ Relacionado a como as cores aparecem (a estrutura da aparência das cores), “ dimensão de discriminação”; ♣ As cores como atributos percebidos das coisas do mundo, “poder de expressão”; ♣ Discutidas como categoria experiencial, “capacidade de significar”
ESTIMULO FÍSICO - A visão humana está apta a receber estímulos luminosos na faixa entre 400 a 800 nanômetros, entre as faixas do violeta e vermelho; A luz visível ou radiação visível é energia em forma de ondas eletromagnéticas capazes de excitar o sistema humano (olhos-cérebro), produzindo uma sensação visual.
FISIOLOGIA DA COR - A luz entra pelo olho humano através da córnea pela pupila; Músculos da íris contraem-se ou expandem-se para controlar essa mesma entrada; Captada por 3 elementos refratores: o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo.
Na posterior do olho que encontramos camadas de células especializadas que formam a retina; O reconhecimento cromático é composta por fotoreceptores denominados de bastonetes e cones.
Os bastonetes são responsáveis pela visão não cromática e em condições de baixa luminosidade; Os cones estão relacionados com a visão em condições de boa luminosidade e a cores e existem três tipos de cones. Transmitem mensagens electroquímicas ao córtex visual do cérebro e assim converte em imagens com forma, volume, escala, cor.
TRICROMIA - A descoberta de que o olho humano percebe todas as cores ,através de 3 cores básicas (vermelho, verde e azul); Decorrendo 2 sistemas de combinação: ♣ Sistema Aditivo ♣ Sistema Subtrativo
SISTEMAS COLORIMÉTRICOS - A cor resulta da combinação de 3 elementos distintos: ♣ Uma fonte de luz; ♣ Objeto cuja cor será avaliada; ♣ Um observador.
SISTEMA RGB - Se baseia nas mesmas propriedades fundamentais de luz que ocorrem na natureza e é o modelo de cores mais utilizado; Cores primárias − vermelho (R), verde (G) e azul (B). Todas as outras são criadas pela associação entre elas. Cores secundárias – são obtidas misturando-se quantidades iguais de duas cores primárias quaisquer.
SISTEMA CMYK(C ciano,Mmagenta,Yamarelo,Kpreto - Baseado em cor pigmento, determina a concepção de leitura e interpretação usada pelos profissionais do setor cosmético; Classificados em duas categorias: ♣ acromáticos (branco, preto, tons de sinza)♣ cromáticos (cores primarias - vermelho, verde, azul)
COMPOSIÇÃO DAS COLORAÇÕES - BASE, SUPORTE ou VEÍCULO: Onde os outros componentes da fórmula são incorporados. SUBSTÂNCIAS COLORANTES: Estes componentes se tornam colorantes, após ocorrer a oxidação.
...