A Atuação do enfermeiro enfermeiro na unidade
Por: Andre Carlos • 27/2/2018 • Resenha • 2.207 Palavras (9 Páginas) • 423 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
RELATORIO DE ESTÁGIO: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JOÃO DIAS DA COSTA
NATAL
2017
ANDRÉ CARLOS DE LIMA
Relatório Técnico Científico de Estágio Supervisionado 1 apresentado ao Curso de Enfermagem da UFRN, como requisito parcial para a obtenção de credito para a terceira avaliação
Preceptora: Alyne Porto
Supervisora: Rosemeire
NATAL
2017
INTRODUÇÃO
Relatório do estágio supervisionado com duração de 360 horas, abordando práticas inerente ao estágio da atenção primária, neste relatoria contém as principais atividades desenvolvidas com aplicação do conhecimento teórico e cientifico desenvolvido pelo aluno durante o estágio.
O estágio supervisionado foi realizado entre o dia 08 de Agosto a 06 de Dezembro de 2017, horário seguindo o cronograma da enfermeira preceptora.
O objetivo do estágio supervisionado é desenvolver habilidades e competências de conteúdo prático em complemento aos conteúdos teóricos do curso de enfermagem, permitindo ao aluno uma interação com seu universo de atuação profissional, possibilita de tal maneira um amplo conhecimento por unir teoria com a prática.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A Unidade Básica de Saúde foi inaugurada no dia 12 de setembro de 2012, iniciou o, funcionamento no dia 23 Agosto de 2012. Recebe o nome em homenagem ao enfermeiro João Dias Costa falecido Três meses antes da inauguração.
Estrutura da Unidade, ambiente climatizado conta com 4 consultório, 1 sala de vacina, 1 sala de triagem, 1 sala de curativo, 1 odontologia, 1 diretoria, 1 almoxarifado, 1 ambiente para recepção, 2 banheiro feminino e masculino para o público, 2 banheiro feminino e masculino para os profissionais, 1 auditório, 1 farmácia, 1 copa, 1 expurgo, uma central de esterilização.
Horário de funcionamento das 07:30 ás 11:30 horas e 13:30 ás 17:00 horas, todos os dias úteis durante a semana
Recursos Humanos;
Equipe da unidade
Equipe 040:
Enfermeira: Alyne porto
Médico: Dr. Jorge Campos afastado, e em seu Dr. João
Técnico de enfermagem: Rayra Mariana
ACS: Ana Cecilia
ACS: Irani
ACS: Nubia
ACS: Cecilia
Odonto: Priscila
AUX. Odonto: Juliana
Equipe 044:
Enfermeira: Deniza
Médico: Paulo Bulhões
Técnico de enfermagem: Antônia
ACS: Edileuza
ACS: Taciano
ACS: Fátima
ACS: Anaely
Odonto: Patrícia
AUX. Odonto: Graça
Equipe Direção e secretaria:
Diretora: Shirley
Digitadora: Aninha
Farmácia:
Atendente: Lamarque
Recepção:
Atendente recepcionista: Cristina
Atendente recepcionista: Janaina
Arquivista: Socorro
Marcação exames: Ana Karla
Limpeza:
ASG: Lourdes
ASG: Neide
Atuação do enfermeiro enfermeiro na unidade
Enfermeiros têm ampla inserção na atenção básica, exercendo a profissão marcado pelo compromisso com a saúde, estando presente na maioria das ações desenvolvidas na atenção básica. Tem como principal locus de ação as Unidade Básica de Saúde, sendo esses serviços a expressão da descentralização e da capilaridade dos serviços no território. Ambos trazem a possibilidade de estabelecimento de vínculos, responsabilização e realização de ações coletivas de promoção à saúde e prevenção de doenças na comunidade, no cuidado individual e familiar, oferecendo atenção abrangente e integral.
Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços;
Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe;
Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente da equipe de enfermagem e outros membros da equipe;
Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.
No Brasil, o exercício da Enfermagem é regulamentado e seus profissionais têm suas atribuições especificadas no Decreto nº 94.406, de 8 de junho de 1987, que regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Esse Decreto descreve quem são os profissionais de enfermagem e suas atribuições.
Cronograma da enfermeira Alyne Porto
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
Manhã 07:30-11:30 | PRÉ-NATAL | VISITA DOMICILIAR /DEMANDA LIVRE | SAÚDE DA CRIANÇA (C&D) | PREVENTIVO | REUNIÃO DE EQUIPES/ SAÚDE ESCOLA |
Tarde 13:30-17:00 | PLANEJAMENTO REPRODUTIVO | HIPERDIA/ SAÚDE MENTAL | SAÚDE ESCOLA/ PREVENTIVO | PREVENTIVO | FOLGA |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Atividades realizadas foram, pré-natal, planejamento reprodutivo, visita domiciliar, C&D, preventivo, curativo, vacinas e hiperdia.
Pré-natal: O trabalho do enfermeiro, membro da Estratégia Saúde da Família, pauta-se em ações assistenciais e gerenciais, com assistência integral aos indivíduos e famílias. Dessa forma, é de fundamental importância a assistência pré-natal, que compreende um conjunto de atividades capazes de orientar a promoção da saúde das mulheres grávidas e de seu concepto, com vistas e evitar os problemas obstétricos que venham a ocorrer.
...