A Auditoria - Estudo de Caso
Por: Gabrielly Petry • 27/5/2023 • Trabalho acadêmico • 348 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG
GABRIELLY PETRY
ESTUDO DE CASO
Beneficiaria de 60 anos vai até o seu médico assistente que lhe prescreve cirurgia eletiva de Hérnia de Hiato com solicitação de material especial tesoura de cauterização denominada "Sonicision". A mesma vai até sua operadora de saúde para fazer liberação de cirurgia. Ao chegar á operadora, o atendente lhe informa que está cirurgia será avaliada pelo setor de auditoria.
1) Se tratando da auditoria prospectiva, quais pontos o enfermeiro auditor deve observar ao avaliar este pedido?
2) Se tratando da auditoria in loco ou concorrente quais pontos o enfermeiro auditor deve observar ou avaliar o procedimento?
3) Se tratando da auditoria retrospectiva, quais pontos o enfermeiro auditor deve observar ao avaliar o procedimento realizado?
- AUDITORIA DE CIRURGIA ELETIVA DE HERNIA DE HIATO
- PROSPECTIVA
Avaliar sobre a necessidade de realizar a cirurgia, solicitar um parecer médico não só sobre o procedimento mas também sobre o material especial solicitado. Pode ainda o mesmo ter que passar por pericia pelo médico da operadora. O procedimento deverá ser analisado também no aspecto administrativo, ou seja, se a cirurgia é coberta pelo plano e se o médico assistente é vinculado com o convenio. Neste tipo a intenção é reduzir gastos e/ou procedimentos desnecessários ou de risco.
- “IN LOCO” OU CONCORRENTE
Essa avaliação deverá ser feita enquanto o paciente estiver ainda na instituição hospitalar, deverá ser avaliado todo o prontuário e histórico como por exemplo exames do paciente que vai ser submetido a tal procedimento cirúrgico. Poderá também ser feita avaliação direta com o paciente. Verificar o risco que o paciente corre perante a cirurgia de acordo com a idade avançada e também saber o porquê de utilizar tal material especial citado.
- RETROSPECTIVA
Nesta ocorre a revisão de dados do prontuário conforme o padrão estabelecido pela operadora, avaliando exames em geral, histórico e até mesmo uso de medicações, já que neste caso o paciente já foi submetido a cirurgia. Verificar se a cirurgia era realmente de urgência, sem a devida autorização da operadora. Observar a quantidade de material utilizado, tempo da cirurgia, se houve alguma intercorrência, o porquê de ter sido utilizado o “sonicision”.
...