A Biossegurança na Enfermagem
Por: nica123 • 7/2/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 543 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
Biossegurança
A biossegurança é um meio de impedir danos a saúde do homem, sendo ações voltadas à prevenção, diminuição ou ate eliminação de riscos, através de equipamentos e técnicas embasadas em protocolos e normativas.
O profissional da saúde se encontra exposto a inúmeros riscos, como também o próprio usuário, sendo de responsabilidade do profissional a pratica segura dos procedimentos, desde uma simples lavagem de mãos, uso do álcool, o seguimento as técnicas para um procedimento seguro e sem erros, a paramentação do profissional, como óculos, mascara, luvas, sendo tudo conforme o procedimento a ser executado.
Um modelo interessante apresentado durante a palestra foi a de James Reason - “Queijo Suiço” que como este alimento, no trabalho existem buracos que devem ser identificados e tampados, ou seja, buscar as falhas na assistência para resolve-las. Se encaixando na biossegurança que tem o objetivo de controlar os riscos a saude.
Doença Renal Crônica: Diálise e Hemodiálise
É uma doença silenciosa e progressiva, que afeta toda função renal. O tratamento é feito pela diálise peritoneal ou hemodiálise.
A diálise peritoneal é um procedimento cirúrgico onde será introduzido um dispositivo em seu abdômen para que ocorra a drenagem. A hemodiálise é feita por um acesso vascular, diferente da diálise peritoneal que pode ser feita em casa pelo próprio paciente, a hemodiálise deve ser feita em clinica especializada.
O cliente na maioria dos casos pode escolher o procedimento, sendo ambos usados para exercer a função renal, que seria a filtragem do sangue para eliminar resíduos prejudiciais ao organismo, controlando a pressão arterial e ajudando o corpo a manter o equilíbrio.
Qualidade e Segurança do paciente
A Qualidade na assistência deve estar desda recepção ate a sua alta. Um meio de avaliar essa qualidade na assistência é através da acreditação hospitalar onde engloba todo o ambiente hospitalar. A acreditação traz como vantagem a segurança do paciente, qualidade na assistencia, instrumento de gerenciamento em caminho a melhorias continuas.
A segurança do paciente é de suma importância, onde se constituem em 6 metas, 1º identificação do paciente, 2º melhorar comunicação entre os profissionais, 3º prescrição e administração de medicamentos, 4 assegurar uma cirurgia em local e paciente correto, 5º higienizar as mãos e 6º reduzir riscos de quedas e ulceras por pressão. Outro ponto importante é notificar falhas na assistência e na estrutura da unidade para uma boa prestação de serviço e mais uma vez trazendo segurança ao paciente.
Hotelaria hospitalar
A hotelaria hospitalar introduzida no ambiente hospitalar é de forma a oferecer conforto, segurança e ainda satisfazer os desejos do cliente. É obrigatório a hotelaria estar em parceria com a CCIH. A hotelaria esta envolvida no recebimento do cliente, prestação de informações, controle de visitas, lavanderia, serviço de rouparia (responsável em abastecer o hospital com enxoval), higienização hospitalar (limpeza e desinfecção das áreas criticas, semi-criticas e não critica), na parte de manutenção hospitalar temos as instalações, manutenções corretivas e preventivas e no controle de infecção que se encontra interligado com a CCIH.
...