A Breve histórico da comunicação
Por: Trabalhos Acadêmicos • 29/10/2017 • Artigo • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 480 Visualizações
Comunicação
Breve histórico da comunicação
Desde a época das cavernas o homem utiliza de sons, grunhidos, gritos e gestos, para se comunicar uns com os outros, e, por meio da repetição e imitação, foi criado uma forma simples e primitiva de linguagem. Isso foi se expandindo entre os humanos da mesma tribo e depois entre outras tribos.
Em 8.000 a. C., as primeiras comunicações escritas (desenhos) foram feitas.
A pictografia (escritas nas cavernas com tinta) apareceu primeiro na região mesopotâmia no ano 4.000 a. C., com o povo sumério, considerado uma das civilizações mais antigas no mundo. Também usada pelo povo egípcio em 3.100 a. C., além da ideografia (sinal que exprime ideias). O povo sumério foi quem melhor contribuiu para o desenvolvimento da comunicação deixando, como herança, testemunhos gráficos. Eles produziram uma extensa criação de poemas, códigos de leis, fábulas, mitos e outras narrativas. Em 1445, o alemão Johann Gutemberg descobriu a tipografia (arte de imprimir) e, a partir daí, deu início à era da comunicação social.
Introdução
O único ser vivo no mundo que se comunica com palavras é o ser humano; sua existência só é possível por meio da comunicação. Ninguém fica em silêncio e vive sozinho por muito tempo, pois o ser humano necessita se relacionar com outros da mesma espécie, muito embora, o silêncio e a reclusão sejam necessários para a reflexão, para o desenvolvimento e para o crescimento do ser humano. É pensando que se recebem os grandes insights, ou seja, é por meio da reflexão que o ser humano elabora suas ações, conflitos, frustrações e desejos mais íntimos, e desenvolve novas formas de atuação; é num momento de introspecção que consegue enxergar intuitivamente o que está em seu íntimo e com isso, cresce, muda, melhora como ser humano. ´
É por meio da comunicação que os seres humanos se relacionam, amam, resolvem conflitos, fazem a paz, mas também fazem a guerra, brigam e se odeiam. “A palavra tem poder” e “aquilo que dizemos pode mudar totalmente a situação atual em que vivemos”.
Definições
Comunicação é o processo pelo qual o ser humano expressa suas ideias, emoções e sentimentos ao meio externo. Para a semiótica, que é a ciência geral dos signos e da semiose, que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação, o ato de comunicar é a materialização do pensamento / sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas.
“É impossível não se comunicar: atividade ou inatividade, palavras ou silêncio, tudo possui um valor de mensagem”
Paul Watzlawizk
Emissor
É quem transmite ou envia a mensagem. É a fonte da emissão da mensagem, é quem a decodifica, a produz e a emite para o outro.
Receptor
É quem recebe a mensagem, É para quem a mensagem é enviada e este deve emitir uma reposta para que se considere que o processo de comunicação realmente ocorreu.
Mensagem
É aquilo que é transmitido. Considere em estímulo físico, verbal ou não verbal, produzido pelo remetente e deve ter um significado comum para ele e para o destinatário.
O ser humano utiliza da comunicação para se expressar e se relacional uns com os outros. A mensagem enviada pelo transmissor é recebida pelo receptor, que a processa, e a interpreta e a transforma em conhecimento de acordo com seu próprio objetivo. Sendo assim, então não existe comunicação objetiva.
“Ela se faz entre pessoas, e cada pessoa é um mundo à parte com seu subjetivismo, suas experiências, sua cultura, seus valores, seus interesses e suas expectativas. A percepção pessoal funciona como uma espécie de filtragem que condiciona a mensagem segundo a própria lente. Ouvimos e vemos conforme a nossa percepção.” (Silva, 2003).
Funções da Comunicação
A comunicação tem três funções básicas, que são:
- Entender o mundo;
- Relacionar-se com os outros;
- Transformar a si mesmo e a realidade.
Equívocos da comunicação
Para que o transmissor tenha certeza que sua mensagem chegou ao destino com exatidão, deve haver o que chamamos de “feedback”, que é o retorno da mensagem, quando é estabelecida uma conversa/diálogo entre os interlocutores. Nesse movimento constante do envio da mensagem entre o transmissor e o receptor, se dará a comprovação da mensagem enviada corretamente.
Para que a comunicação tenha sucesso é preciso que a mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva e que o receptor compreenda a mensagem. Para tanto, o transmissor deve conhecer o nível cultural, emocional e a empatia do receptor, e este, por sua vez, deve estar desprovido de preconceitos e falsos valores para que se possa ouvir e interpretar sem desvios da mensagem recebida.
Chamamos de equívocos da comunicação quando ocorrem falhas no momento da transmissão da mensagem e também quando o receptor distorce a mensagem através de erros de interpretação.
Falhas na comunicação
O transmissor tem dificuldades em emitir a mensagem quando recebe a interferência de fatores ambiental, cultural e emocional.
Ambiental: o ambiente em que os interlocutores se encontram é responsável pela falha de comunicação, os ruídos ambientais e externos interferem. Quando o transmissor quer conversar num show musical ao lado da caixa de som, não consegue ser ouvido, portanto, não consegue transmitir a mensagem.
Ausência de linguagem comum: o transmissor não será compreendido quando sua linguagem não é comum ao receptor; a linguagem não é comum ao receptor; a linguagem é diferente em termos de língua falada (inglês/português), e/ou termos de nível cultural, o emissor tem uma cultura inferior ou superior ao transmissor.
Vocabulário: as palavras utilizadas ao transmitir a mensagem devem ser adequadas ao ambiente em que o transmissor se encontra. Numa entrevista de emprego não se costuma usar gírias, bem como, no encontro com a galera não se costuma falar como o emprego de operadora de telemarketing.
...